TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As transformações do Serviço Social

Resenha: As transformações do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

As transformações do Serviço Social a partir da década de 1.990

As transformações do Serviço Social são mutáveis e constantes.

O surgimento do assistente social faz com que a burguesia perca força, pois os menos favorecidos veem os seu direitos sendo atendido por profissionais.

Desde a sua gênese, autores, profissionais da área ou não, a sociedade, o proletáriado e o Estado tem reconhecido estas mudanças para melhor.

Fica evidente que o assistencialismo, o paternalismo, a caridade e a ajuda de antigamente deixaram de existir para dar passagem ao Serviço Social de hoje.

É nesse cenário complexo e adverso que a partir da década de 1.990 o Serviço Social passa a ganhar mais força e notoreidade.

A regulamentação profissional se caracteriza a partir do momento em que o Estado Brasileiro passa a delegar o controle da função aos conselhos profissionais de assistência social.

Nesta mesma década de 90, a Lei nº 3252, de 1.957 foi alterada pela Lei nº 8662 de junho de 1993 onde consta os conhecimentos especializados direcionados as demandas sociais, cria o código de ética, regulamenta a profissão e fornece o respaldo jurídico.

O código de Ética Profissional vem se atualizando ao longo dos anos.

É em 1.993 após debates com a categoria de assistentes sociais que foi aprovada a 5ª versão do código de ética pelo CFESS ( Conselho Federal do Assistente Social ).

O texto contém o caráter normativo e jurídico, parãmetros do profissional para exercer a função, direitos e deveres dos assistentes sociais. A legitimação da profissão e a garantia dos serviços prestados.

Com isso o código mostra o amadurecimento e príncipios, e o compromisso do Serviço Social.

O que percebemos é que sem dúvidas o Serviço Social renovou-se no que diz respeito à sua interpretação na teoria e metodologia, ou seja O fazer e o por que fazer, rompendo com o tradicionalismo caracterizado pela profissão e adequando-se aos tempos atuais e passando a ser reconhecida e legitimada pela sociedade.

O Serviço Social tem ampliado à sua atuação, atuando no terceiro setor, Conselhos de Direito, nas funções de assessoria e entre muitos outros setores.

Destaca-se:

- À garantia dos direitos civis sociais e políticos dos trabalhadores.

- À democracia de toda riqueza produzida.

- À igualdade e justiça social para todos

- À opção por uma sociedade, sem dominação/exploração de classe, etnia e gênero.

- À qualidade com a prestação de serviços à população.

- Não discriminar, nem ser discriminado, por questões de classe social,, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.

Conclusão

O grupo concluiu que as transformações a partir dos anos 90, foram significativas e trouxeram grandes avanços para a categoria.

A 5ª Lei de ética criada em 1.993 trouxe consigo um respaldo jurídico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com