TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da geopolítica moderna

Abstract: Aspectos da geopolítica moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Abstract  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

1. C – Justificativa : O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.

2. A- As novas redes de comunicação baseadas principalmente na telemática (junção das telecomunicações e da informática), permitiram o surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line, o que nos permite dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso às mesmas informações ao mesmo tempo.

3. E- Ratzel foi o grande precursor das teorias do estudo sistemático da dimensão geográfica da política a partir da publicação de suas obras. A partir de RATZEL,a Geografia Política ganha um novo significado, passa a ser entendida como o estudo geográfico ou espacial da política, e não mais como um estudo genérico dosEstados.As leis de RATZEL influenciavam bastante o pensamento geopolítico alemão, a ponto de atingir, com muita força, as ações de Hitler. A Geografia Política possui algumas fontes de ajuda a investigar o espaço geográfico e, por excelência, são: - A observação permanente, procurando cotidianamente observar as relações políticas que acontecem no espaço; - Os trabalho produzidos nas academias como livros, periódicos, etc; - As publicações de origem militar; - Os relatórios diplomáticos que podem ser publicados, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com