TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais

Projeto de pesquisa: Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ciências Sociais

Prof. Me. EaD Geni Santos

Tutora a distância Profª. Mariciane Moraes Nunes

Administração

SANTO ANDRÉ / SP

21/11/2013

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................................................3

Significados de Cultura, Indivíduo e Sociedade... ...................................................................... 3

Aspectos Sociais, Políticos, Históricos e Culturais...............................................................5

Trabalho, Consumo e Sociedade ........................................................................................6

Interações sociais no cotidiano atual ..................................................................................6

Divergências Sociais ................................................................................................................. 7

Exploração do Meio Ambiente ..........................................................................................9

Conclusão .................................................................................................................................. 10

Referências Bibliográficas..................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Esse trabalho vai abordar a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade, é muito importante para que possamos compreender os significados de Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Vamos compreender também a vida dos indivíduos em sociedade – sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e culturas.

Podemos interpretar problemas e refletir sobre processos de transformação destas relações e estruturas sociais.

1. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente o desenvolvimento de um indivíduo, de uma classe ou de toda uma sociedade.

A cultura do indivíduo está dependente a cultura de uma classe, e a cultura de uma classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que essa classe pertence.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante de herança social.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividade e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, entre diversas outras coisas.

Organizações sociais também desenvolvem culturas, e formam indivíduos considerados uma forma de grupo dentro da sociedade.

Entende-se, portanto, que o conhecimento social é extremamente importante dentro da sociedade contemporânea para que se tenha uma inteligência social torna-se um diferencial como pessoa e profissional.

Cultura, indivíduo e sociedade têm significados diferentes, porém ligados.

O indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações.

Como um conjunto de pensamentos e feitos é considerado um indivíduo depende da perspectiva. Por exemplo: os pensamentos e feitos de um corpo podem ser considerados um indivíduo.

Contudo, acontece que após acidentes e doenças que causaram dano cerebral, os pensamentos e feitos de um corpo tornam-se tão drasticamente diferentes que algumas pessoas não consideram que, aquele corpo contenha o mesmo indivíduo.

Algumas pessoas falam sobre pessoas idosas, deficientes, doentes ou pobres sem a menor consideração pelo fato de que elas podem encontrar o mesmo destino. Estão corretas a respeito disso se tiverem uma perspectiva da individualidade limitada pelo tempo.

Consideram os indivíduos idosos, deficientes, doentes ou pobres que podem mais tarde ocupar seus corpos para que, seja outra pessoa.

No passado, pessoas não eram responsáveis pelos danos que causavam enquanto bêbedas. Aparentemente, enquanto neste estado, não era considerado que seu corpo continha o mesmo indivíduo que enquanto sóbrio.

Todo ser, animal ou vegetal, em relação á sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

A sociedade é uma produção humana e o homem é uma produção social. A sociedade é como uma realidade ao mesmo tempo objetiva e subjetiva.

A sociedade é uma reunião de homens, que tem a mesma origem, as mesmas leis e os mesmos costumes.

Porém quando se trata de sociedade, cultura e indivíduo não tem como fugir ao que torna todos ligados que é o indivíduo social, conjunto de normas, leis, e costumes socialmente impostas e aceitas.

O estudo trouxe uma visão mais ampla de ciências sociais, em consideração pode se analisar diversas situações do cotidiano assim como citadas nos livros, analisando verifica-se que embora a sociedade tenda se a modificar existem problemas de certas culturas que persistem e a sociedade continua a se renovar e buscar maneiras de solucionar estes problemas, muito embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com