TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO NO BRASIL

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

O Processo De Institucionalização e Legitimação Da Profissão

A institucionalização do Serviço Social esta aliada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social.

O processo de legitimação e institucionalização da profissão se intensifica a partir do final da década de 1930, quando se instala no Brasil o Estado Novo, que coloca em prática uma política econômica a serviço da industrialização. Nesse momento político ocorreram várias lutas de classe, a classe operária não aguentava mais a exploração de sua força de trabalho e a miséria causada pela evolução das indústrias. O Estado buscando conter os conflitos e manter o seu controle, reconheceu alguns direitos dos trabalhadores, assim de mantê-los sobre a alienação do capital.

O Serviço Social se legitima como profissão no interior da divisão social do trabalho, entendido com o profissional que domina um corpo de conhecimentos, métodos e técnicas.

Processo de renovação do Serviço Social

Com a Renovação, a profissão não mais seria a mesma, tendo em vista os inúmeros desdobramentos observados, seja do ponto de vista do exercício e da formação profissional, seja quanto à organização política da própria categoria.

Segundo Netto (1998), a Ditadura “reforçou e validou” o então chamado Serviço Social “Tradicional” procurou simultaneamente neutralizar qualquer segmento profissional de caráter mais combativo, a ditadura promoveu a profissão em dois sentidos centrais: de um lado, ampliando o mercado empregador em termos nacionais, e de outro, consolidando sua formação profissional através da incorporação do curso de Serviço Social no nível universitário.

O Estado não apenas ampliou o número de entidades empregadoras nas diversas políticas sociais setoriais, mas alterou a forma de execução das mesmas, gerando uma série de “especializações” em seu interior incidindo sobre a forma de intervenção cotidiana do Assistente Social. Observa-se também que a esfera da empresa privada passou a contratar os assistentes sociais com muita mais frequência, tendo em vista a multiplicação das empresas no contexto do “milagre econômico”, bem como a crescente necessidade de controle e vigilância da força de trabalho.

A formação profissional do Assistente Social

Compreender a formação profissional do Serviço Social é fundamental para completar o estudo da profissionalização do Assistente Social. Pois as técnicas e instrumentos de intervenção utilizados ao longo de sua história no atendimento das demandas postas a profissão, tem sua construção nos espaços de formação, no interior dos cursos e posteriormente nas Universidades.

No início do curso no Brasil, as bases que nortearam, tanto a formação como a prática do profissional, foi a Doutrina da Igreja, as pioneiras do curso ainda não viam sua prática como uma profissão, mas como uma ação de caridade, como vocação.

Ressalta-se que a formação aqui analisada tem como referencial a preparação científica dos profissionais para responderem as exigências de um projeto profissional coletivamente construído e historicamente situado.

Trabalho e Serviço Social

Os meios de trabalho são fornecidos pelas instituições empregadoras, o que o assistente social tem é o sua força de trabalho que vende em troca de salário. A matéria-prima da ação profissional encontra-se no âmbito da questão social e suas manifestações.

O assistente social firma-se socialmente como um trabalhador assalariado, cuja inserção no mercado de trabalho passa por uma relação de compra e venda de sua força de trabalho especializada com as instituições empregadoras.

O Serviço Social traz em sua prática uma herança muito característica. É uma categoria profissional predominantemente feminina, tradicionalmente de mulheres para mulheres, além de carregar uma cultura com fortes marcas confessionais em sua formação histórica.

Campos de atuação do Assistente Social no Brasil e no Maranhão

Com o crescimento do curso em todo o Brasil e com o aprofundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com