TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos éticos no negócio

Artigo: Aspectos éticos no negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

Ao ajudar a empresa a cometer fraudes o contador da Schincariol infringiu alguns itens do Código de Ética do Contador, tais como:

“Cap. II. Art. 3º Parágrafo I I – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;” Ele não só infringiu a Lei como também foi a sua moral e acabou por trazer vergonha a classe dos contadores, por não honrar o juramento que fez ao se tornar um bacharel em Ciências Contábeis.

“Cap. II. Art. 3º Parágrafo III – Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita;” Aceitar dinheiro para fazer trabalhos que não são corretos, tornando-se assim uma prática ilícita do profissional contábil.

“Cap. II. Art. 3º Parágrafo VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção.” A contribuição para as fraudes da legislação, cometendo assim, crimes contra a lei e sendo abusivo a ela, pois ajudou a trapacear o governo e cometer crimes fraudando as mesmas.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR

O contador do Grupo Schincariol ajudava no sistema de fraudes, com a emissão de notas fiscais falsas que eram usadas várias vezes, notas subfaturadas, onde ele registrava valores menores do que os reais e assim a empresa pagava a diferença por fora. Notas fiscais com apenas um pagamento de impostos e utilizavam para vários carregamentos. Assim, burlavam as leis e diminuíam os gastos da empresa, visando o lucro maior, deixando de lado a ética profissional empresarial e o Código de Ética do Contador, pois este infringiu a honra e o juramento da profissão contábil.

2.3 PENALIDADES PARA O CONTADOR

De acordo com o Artigo 12, do código de ética do Contador , podem ser aplicadas ao contador as seguintes penalidades:

I – Advertência Reservada;

II – Censura reservada;

III – Censura pública;

No artigo 13 diz que o julgamento das questões relacionadas à transgressão dos preceitos do Código de Ética incumbe aos Conselhos Regionais de Contabilidade, facultado recurso dotado de efeito suspensivo. Como no caso Schincariol o contador foi denunciado, o Conselho Regional de Contabilidade comunicará ao denunciante o inicio do processo até trinte dias depois de esgotado o prazo de defesa.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional pode ser definido como uma forma de explicar, entender, prever o comportamento humano dentro de empresas, de forma a melhorar a eficácia de determinada organização.

O objetivo do comportamento organizacional é saber as necessidades psicológicas e sociais do trabalhador, lidando assim com a sua qualidade de vida e contribuindo para o aumento da sua produtividade. E, para que haja o aumento de produtividade, é necessário ter qualidade de vida no trabalho, tendo então conflitos entre ideias, pois todos pensam e executam seus pensamentos, e embora o trabalho muitas vezes seja desafiante, isso motiva a ir sempre para frente, lutar mais e mais para se tiver orgulho do que se é e da empresa para qual trabalha.

Por fim, o comportamento organizacional corresponde à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação é a identificação das razões que impulsionaram determinados acontecimentos, a previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle implica em monitorar o comportamento do ser humano, que é integrante fundamental nas organizações.

4 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO

A Schincariol tinha 6% do mercado de cerveja, e chegou a 9% com o lançamento da Nova Schin, e se elevou para 11,5% apenas com a campanha. O grupo tornou-se a segunda maior produtora de cerveja do país. Tinha 7.000 operários diretos e 25.000 indiretos.

Após um crescimento muito rápido, a marca que já era alvo de pesquisas desde 1996, em 2004 através de uma operação silenciosa foi descoberta uma grande sonegação de impostos, de onde podia se entender o crescimento rápido e o grande lucro. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com