TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente Social

Resenha: Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse período, os presidentes imprimiram suas marcar ditatoriais de negação dos direitos humanos e do exercício da cidadania. Os opositores ao Regime Militar eram perseguidos, presos, torturados e as pessoas que criticavam o governo podiam até ser mortas.

É neste contexto que temos as mais fortes agressões, torturas e perseguições mencionadas na sociedade, com pessoas que representavam a cultura, a literatura, a música, os pensamentos, e é também um período marcado por mortes de opositores ao pensamento ditatorial.

Pessoas que perderam a vida em nome de uma ideologia política, pela defesa desta ideologia e do ideal societário, em defesa da liberdade de expressão, de agir e de pensar livremente, na ordem social e na democracia como direito à condição humana.

Esta é uma época em que existiam alianças entre militares da alta hierarquia. Os oficiais, generais, almirantes e brigadeiros e também civis, que governavam os estados; aqueles que não foram eleitos pelo povo, aqueles antigos políticos de direita, os quais tinham apoiado o golpe militar, também grandes industriais, fazendeiros e executivos de multinacionais, conhecidos na nossa história como tecnocratas e que a eles também interessava o regime militar

Pois é, se imaginarmos que o Brasil, até então governado por Jânio Quadros, que sucede Juscelino Kubitscheck e que tenta criar um governo que apresentasse medidas independentes, de caráter administrativa e com noções de um governo populista, observamos que as pressões dos militares se fortalecem e imediatamente o apoio político lhe é negado, o que o remete à renuncia do governo após 07 meses de sua posse.

Segundo a Constituição vigente da época, o vice-presidente assume a Presidência do Brasil, João Belquior Marques Goulart, o popular JANGO, que estava na China, em missão oficial do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com