TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente social

Projeto de pesquisa: Assistente social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Nesta ATPS, de Fundamentos Histórico e Teórico-Metodológico do Serviço Social III, temos como objetivo notificar a atuação do assistente Social no mundo contemporâneo através de pesquisas, leituras e de uma visão teórica sobre o assunto. Explanaremos também sobre a importância do Serviço Social nos dias atuais bem como exemplo de suas principais tendências no mercado de trabalho brasileiro e na contemporaneidade.

Enfatizaremos a formação de profissionais critico fazendo com que materializamos vivencia da profissão, retratando um espaço múltiplo e complexo permeado por relações entre diferente individua nas diferentes concepções de vivencia. Relacionaremos também sobre a relação existente entre o Serviço Social e a filantropia bem como o assistencialismo, identificando sua semelhança com a mesma.

Mostraremos sobre o mercado de trabalho e as condições de trabalho e as dificuldades que o profissional enfrenta tanto no setor público quanto no privado, fazendo um levantamento dos profissionais que atuam. Falaremos a respeito das demandas que envolvem o Serviço Social, descrevendo com mais clareza uma da área de atuação do profissional, aprofundando a respeito de suas características como: Demanda, publico espaço de trabalho.

O Assistente Social sua importância e suas tendências na atualidade

Vivemos em uma sociedade que existem situações de desigualdades sociais onde é de suma importância a necessidade de termos profissionais capacitados que possam mediar essas demandas, são os Assistentes Sociais que tem esse papel na atualidade. E nesse contexto onde o Serviço Social destaca-se, explanaremos sobre a sua importância e suas tendências no mercado de trabalho desde sua criação chegando aos dias de hoje e como os profissionais dessa área absorveram neste século varias experiências modificando sua forma de atuação profissional considerando a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista. Hoje o Assistente Social é um trabalhador assalariado, vende sua força de trabalho especializado aos empregadores. É preciso acompanhar o movimento de a sociedade visualizar os novos espaços como possibilidades de intervenções sobre uma realidade social concreta, concluindo que sendo considerado o Serviço Social uma especialização insere-se no âmbito de produção e reprodução das relações sociais, o mesmo é habilitado para realizar um trabalho socioeducativo e esta qualificada para atuar nas áreas ligadas a condução de politicas publica e privadas.

Na atualidade exige-se um redimensionamento do profissional de Serviço Social como conhecimentos de línguas, informática, qualificação continua, requisitando assim um profissional com competência teórico-metodológico, técnico-operativa e ética politica e dotado de habilidades exemplo: iniciativa, liderança, versatilidade, criatividade, argumentação, ou seja, maneiras de atuar no campo interdisciplinar. São regras básicas para todos os profissionais que atuam no mercado de trabalho mesmo para aqueles que se declaram comprometidos com os valores humanizados, como os subscritos pelo Serviço Social.

Essas novas tendências na área de mercado brasileiro e em geral mostram um profissional diferente, com um novo perfil capaz de atender varias demandas em diferentes áreas como Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais atendendo principalmente as questões familiares, mostrando a objetividade social e não material do profissional. Através de planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e acessória o Assistente social utiliza de alguns instrumentos de trabalho como entrevistas, relatórios, encaminhamentos, levantamentos de recursos, analises sociais, visitas domiciliares, pareceres sociais.

Os maiores empregadores de Assistentes Sociais no Brasil são os órgãos públicos, cerca de 80% da categoria, sendo os mais valorizados nos áreas de Saúde e Educação e no limiar do próximo século o desafio para o Serviço Social como profissão é participar como um agente ativo na formulação de politicas publica, pois com as demandas crescendo o mercado de trabalho também cresce, não só no setor publico mas também no setor privado como ONGS, industrias. Na realidade atual os processos históricos são elementos chaves para a compreensão dos presentes fenômenos sociais e embasados nesses conhecimentos verificamos que a trajetória do Serviço Social modificou-se saindo do assistencialismo para uma profissão conceituada onde o Assistente Social faz um trabalho de desenvolvimento propondo politicas publicas que responde pelo acesso dos direitos da população aos serviços e benefícios, principalmente na área de seguridade social.

O profissional de Serviço Social tem um compromisso com os usuários, inscrito no Código de Ética Profissional estendendo-se ao projeto ético-político da profissão indo na defesa dos mesmos sendo um projeto societário que contesta a ordem social, e acredita na (re) construção de uma nova ordem social. E através destas pesquisas refletimos que o Serviço Social é uma nova proposta de profissão, mesmo com algumas dificuldades na sua trajetória histórica tornou-se na atualidade uma profissão conceituada e reconhecida pela sociedade contemporânea, destacando sua atuação nas politicas publicas e privadas mostrando a importância do Serviço Social nos dias de hoje e suas tendências no mercado de trabalho.

Serviço social e suas relações

Após pesquisas feitas baseamos que a filantropia é um tipo de sentimento que faz com que as pessoas ajudam os outros, fazendo com que os indivíduos tenham atitudes de ajudar ao próximo, através de caridade, seja ela donativo, roupas, comida, dinheiro, enfim qualquer coisa útil para aqueles mais precisados. Baseado em todas essas informações a relação social com esses indivíduos não são apenas de caridade mais sim de uma profissão que na qual tem o dever de impor a inclusão social e disponibilizar as necessidades ao que convém.

Em relação ao serviço social a filantropia e o assistencialismo são três coisas que são bem parecidos um com o outro no ponto de vista de uma comunidade carente, porque tudo esta relacionado ao poder de atenção. Onde a profissão enxerga mudanças e tem projetos estruturados a cada demanda e a cada necessidade de uma comunidade, sem falar que um assistente social ele presta serviços e orientações aos grupos de cada população sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com