TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Protetora dos Animais

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS

ADMINISTRAÇÃO

AMANDA KHALLOUF GUIMARÃES

BRUNA LUIZA FREITAS

ISACK CAVALCANTE

JOÃO ALMEIDA

SHARLLA FARIA AZEVEDO

ASPAAN

ANÁPOLIS

2015

AMANDA KHALLOUF GUIMARÃES

BRUNA LUIZA FREITAS

ISACK CAVALCANTE

JOÃO ALMEIDA

SHARLLA FARIA AZEVEDO

ASPAAN

(ASSOCIAÇÃO PROTETORA E AMIGA DOS ANIMAIS DE ANÁPOLIS)

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Terceiro Setor sob a orientação da Professora Neyde para fins de avaliação parcial da 2ª VA.

 

ANÁPOLIS

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DIMENSÃO PENSANDO A ESTRATÉGIA        

3.        DIMENSÃO PENSANDO O PROCESSO E A ESTRUTURA        

4.        DIMENSÃO PENSANDO O PROCESSO DE TRABALHO        

5.        DIMENSÃO PENSANDO FINANÇAS        

6.        DIMENSÃO PENSANDO A GESTÃO DE PESSOAS        


  1. INTRODUÇÃO

A ASPAAN- Associação Protetora e Amiga dos Animais, é uma associação civil sem fins lucrativos localizada na cidade de Goiânia/GO. Formada por pessoas que dispõem voluntariamente de parte de seu tempo para trabalhar pela causa animal, sem qualquer ajuda governamental. Por serem voluntários, todos tem seus empregos como qualquer outro cidadão e por isso, a ASPAAN depende da colaboração de quem a procura. A ASPAAN se mantém com recursos próprios e através de doações feitas por simpatizantes a nossa causa

A ASPAAN é uma entidade que trabalha a favor do bem estar dos animais mas que necessita que a sociedade faça a sua parte, e se precisar de ajuda conte com nossa orientação. A Associação precisa que as pessoas colaborem não abandonando seus animais, que criem a consciência da importância da castração e que sejam participativas quando virem algum caso de maus tratos (link para denúncias), não levando o problema para que a associação resolva, mas que tome a iniciativa por elas mesmas de denunciar aos órgãos competentes. Abandono e maus tratos é crime  (conforme Lei 9605/98 art. 32) e qualquer cidadão pode, e a autoridade pública competente deve por obrigação legal, defender um animal caso seja necessário.

A ideia da instituição surgiu, quando a presidente já atuava com uma instituição do terceiro setor do mesmo ramo em Goiânia, sendo incentivada assim a trazer esse trabalho para Anápolis, se tornando assim, o trabalho com maior e melhor resultado do que o feito em Goiânia.

  1. DIMENSÃO PENSANDO A ESTRATÉGIA

Missão- Mostrar para a sociedade o valor da vida animal, posse responsável mediante a população, tentar erradicar o abandono, a castração e conscientizar sobre o bem-estar animal.

Visão- Melhoria em relação ao futuro, podendo conscientizar cada vez mais as pessoas, em relação a castração, e a adoção, para poder estar reduzindo a questão dos maus tratos e abandono de animais.

Valores- Bem maior da vida animal, bons tratos, enxergá-lo não como um humano, mais um ser vivo que também necessita de cuidados, afeto, abrigo e comida.

Desafios- A instituição é considerada como uma Ong (Organização Não Governamental), com reconhecimento de utilidade pública no município e no estado, porém sem ajuda de ambos. A instituição também enfrenta outras dificuldades, na manutenção, ampliação da instituição, ajuda financeira de doadores e colaboradores voluntários, fazendo com que assim, a maioria dos recursos provém dos próprios criadores da instituição, e  outra não menos importante, é a própria população, pela falta de bom senso e não entenderem realmente o trabalho que é feito, que é acolher o animal da rua, que não tem abrigo, não tem dono, e com isso acaba que as pessoas não querendo mais seus animais por futilidades (animal de idade avançada, mudança de residência, entre outros motivos que mostram o descaso da sociedade com os animais),levam seus animais até o abrigo da instituição, achando que os mesmos tem a obrigação de acolhê-los. As vezes até os abandonando na porta da instituição ou jogando para dentro da instituição, causando óbito nesses animais, pelos já existentes no abrigo da instituição se tornarem territorialistas não aceitando novos animais.

Diagnóstico Estratégico- A instituição apresenta uma boa gestão, porém o trabalho que é feito não é muito conhecido ou até reconhecido, devido à pouca divulgação, o que gera a ausência de recursos para investimento na instituição, pela falta de colaboradores, voluntários, parceiros e doadores financeiros ou de materiais, deixando um pouco da estrutura a desejar em relação aos canis e abrigo dos animais. O melhor trabalho a ser feito para que haja solução, é começar pela propagação e melhor divulgação do mesmo, com realizações mais frequentes de feiras expositivas, busca de parceria municipal e estadual, devido ao trabalho influenciar de forma benéfica, direta e indiretamente, trazendo assim crescimento e melhorias na instituição.

  1. DIMENSÃO PENSANDO O PROCESSO E A ESTRUTURA

Instalações Físicas- A instituição é em uma chácara cedida pelo médico que compõe o grupo responsável pela instituição. Abrigando cerca de 450 cães e 150 gatos, onde a mesma se encontra em constante reforma e manutenção em busca de melhorias, sendo em longo prazo por falta de recursos, pois a prioridade é o cuidado dos animais, que geram em torno de R$ 20.000,00 ( vinte mil reais) mensais, com reformas nos canis, com rações, veterinário, remédios, e os colaboradores remunerados que são responsáveis pela manutenção e cuidado dos animais e do local. Pela instituição não ter consultório próprio para atender seus animais, fizeram parceria com uma clínica veterinária, para atendimentos na instituição e na clínica onde cirurgias, exames periódicos e vacinas são feitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (211.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com