TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asssessoria E Consultoria Em Serviço Social

Trabalho Escolar: Asssessoria E Consultoria Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

A Assessoria e Consultoria no Serviço Social

A assessoria pode ser uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, sendo um processo de trabalho para a profissão do Assistente Social.

Por isso o assessor normalmente não tem relação permanente no local da realização do serviço. São solicitadas pela equipe institucional, que sempre faz parte da organização ou pelos representantes da gestão.

As assessorias são consideradas formas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas, assim o profissional responsável desta atividade instrumental, não tenha vínculo empregatícios e atua como prestador de serviços para organização.

A execução de uma assessoria faz-se necessária clareza de quais são os objetivos pretendidos pelos demandatários da organização que a solicita. É preciso conhecer a organização e tornar possível um processo de trabalho investigativo e interventivo com retorno para a qualificação profissional de todos os envolvidos.

Para a realização da assessoria, os profissionais devem ter como habilidades: negociação, atualização, habilidades com apropriação e manejo da informática, iniciativa, espírito de liderança, criatividade, um bom relacionamento interpessoal da equipe e interdisciplinar em permanente desenvolvimento.

Pode ser considerada uma ferramenta de trabalho incipiente a assessoria no âmbito do Serviço Social.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais do Serviço Social consideram-na como instrumento de trabalho profissional em que o Assistente Social irá acompanhar cada processo de trabalho da organização e o de grupos, mostrando possibilidades, limites, alternativas no projeto pretendido. Deve contribuir para a leitura da realidade, o que facilita traçar o planejamento (CRESS 10º Região, 1999, p. 68).

A assessoria pode ser considerada, incipiência se sua utilização como instrumento ou atividade da categoria profissional, um novo espaço de intervenção do Serviço Social.

A assessoria é identificada como assessora ou assistente, auxiliar ou ajudante, já a consultoria é o que se pode chamar de consultor, aquele que dá conselhos ou parecer sobre o assunto de sua especialidade.

O trabalho de consultoria é mais pontual que o de assessoria, onde o profissional já tem o assunto que seria tratado, pode ser realizado nas mais diversas áreas, englobando a empresa total ou parcialmente, trabalhando em setores ou problemas específicos. De acordo co a abrangência, a consultoria pode ser desenvolvida individualmente ou por meio de equipe multidisciplinar. A consultoria extrapola a ação, conduz ao conhecimento e à pesquisa da realidade sobre a qual quer atuar/ modificar, exige aperfeiçoamento continuo do profissional que nela atua.

Uma consultoria competente irá considerar as condições reais da empresa, do mercado e da conjuntura geral para atuar efetivamente e atingir os resultados esperados.

A assessoria é um processo mais demorado por conta da complexidade de assuntos e ações a serem desenvolvidas.

Na definição de assessoria a uma ou outra concepção teórico-metodológica do trabalho a ser desenvolvida pelos (as) assistentes sociais, que vai expressar uma concepção de profissão e de mundo.

A partir do ano de 1980 e nas décadas seguintes, o Serviço Social passa, em sua trajetória histórica brasileira, a ser creditado como capaz de assessorar inúmeras experiências no campo das políticas sociais como tem sido visível nas diferentes regiões deste país.

Esta realidade abriu um campo de trabalho para diferentes profissionais e em especial para os assistentes sociais, tanto para atuação nas ações que exercem na divisão social e técnica do trabalho, como por meio da gestão das políticas sociais.

Nos processos de gestão, os poderes executivos têm solicitado progressivamente assessorias, campo onde os assistentes sociais, têm sido chamados para contribuir por meio de seus conhecimentos das questões no processo de implantação das políticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com