TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria E Consultoria Em Serviço Social

Artigo: Assessoria E Consultoria Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  10.350 Palavras (42 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 42

Assessoria e consultoria em serviço social

SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................. 04

ASSESSORIA dicionário................................................................ 05

ASSESSORIA AO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL........ 05

............................................................................................................. 06

COMO CONTRIBUIR POR MEIO DA ASSESSORIA............. 07

IMAGEM 1..................................................................................... 08

UM PAIS SE CONTROI COM COMPROMETIMENTO...........08

SERVIÇO SOCIAL À GESTÃO DE POÍTICAS SOCIAIS...........09

MUSICA PROBLEMA SOCIAL......................................................09

RELEVANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL....................................10

...............................................................................................................11

CONCLUSÃO.....................................................................................12

BÍBLIOGRAFIA.................................................................................13

INTRODUÇÃO

Há muito tempo o Serviço Social tem sido referenciado ao compromisso do exercício profissional no campo da assessoria/consultoria.

Interessantemente, como toda temática emergente deve ser tratada com cuidado para que não se caia no marasmo, tão ovacionado pela onda pós-moderna na sua busca desencadeada de novas teorias e metodologias.

A de se convir que a temática da assessoria/consultoria é de suma importancia para a profissão, mas não pode ser tratada de forma independente do debate teórico que o Serviço Social vem acumulando ultimamente.

Há muita demandas para esse trabalho para os assistentes sociais; como também os assistentes sociais, notadamente os envolvidos na docência, vêm buscando espaços de assessoria.

Ao requisitar os profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria nota-se neste sujeito uma capacidade de conhecimentos, teóricos e empíricos sobre políticas sociais na área de mobilização social.

Atualmente os profissionais de Serviço Social detêm pode estar servindo a diferentes interesses.

Os Assistentes Sociais vêm sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população.

O Assistente Social tem um grande desafio mediante a assessoria e consultoria no Serviço Social.

04

ASSESSORIA

Ato ou efeito de assessorar; assessoramento. Órgão, ou conjunto de pessoas, que assessora um chefe. Escritório, ou instituição, especializado na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Lugar em que funciona uma assessoria

ASSESSORIA AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Segundo Castel (1997), a questão social, hoje, coloca-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas, ou seja, das desigualdades sociais geradas pela má distribuição da renda entre os sujeitos.

As demandas apresentadas à profissão podem ser oriundas do conflito suscitado entre o capital e o trabalho, como a exploração, o não acesso a direitos, o

desemprego, o subemprego,etc., podendo ser vinculadas a outras questões de cunho mais genérico, como à exclusão social, abaixa qualidade de vida, a baixa estima dos indivíduos, grupos e populações, a desestruturação familiar, as diversas formas de violência, entre outros.

Para poder intervir na questão social, os profissionais do Serviço Social têm como princípio e compromisso ético-político, que consta no Código de Ética dos Assistentes Sociais (1993), a ampliação e consolidação da cidadania, que deve ser considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras. A cidadania, segundo Shons (1999), é vista como exercícios de direitos do homem legitimados pelo

Estado. Outros princípios defendidos e propostos pela profissão do Serviço Social são: o posicionamento em favor da igualdade e da eqüidade social, opção por um projeto social vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero.

Para que os profissionais do Serviço Social intervenham na sua prática cotidiana e institucional, tendo como referência os princípios ético-políticos da profissão, faz-se necessário identificar e desvelar, na realidade, a questão social e suas múltiplas manifestações.

De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social.

A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que, no seu deciframento, os assistentes sociais devem “construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com