TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral No Ambiente De Trabalho

Projeto de pesquisa: Assédio Moral No Ambiente De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 16

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Rosane de Jesus Moraes Teles

Professora – Wandréa da Costa Ranieri

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB0151) – Prática do Módulo III

13/06/2014

RESUMO

O presente texto intitulado “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” analisa seus principais aspectos decorrentes do contexto histórico. Problematiza-se o quanto o assédio moral deve ser debatido, e erradicado. Para isso, recorreu-se a alguns objetivos, entre os quais destacam-se, mostrar aspectos históricos do assédio moral e identificar as principais definições, consequências e prevenções do assédio moral. A metodologia fundamenta-se pela análise documental, especialmente em livros e documentos digitais por meio da internet. Dentre os resultados da pesquisa, verificou-se que os estudos teóricos destacam o quanto a trajetória histórica do assédio moral é recente, e que tal realidade apresenta-se de formas diferentes, e contextos variados, acarretando danos que podem ser irreversíveis para o trabalhador, além de consequências negativas para a empresa. Além disso, foi possível perceber que mecanismos legais ainda não se fazem presentes para garantir os direitos do trabalhador. Portando, a problemática do assédio moral carece da presença de mecanismos, medidas e prevenções, através da participação de todos, para que a dignidade da pessoa humana seja preservada, com os direitos garantidos, de forma igualitária e justa, por meio da participação ativa, e que todos nesse processo possam ter de fato a cidadania plena.

Palavras-chave: Assédio Moral. Dignidade Humana. Cidadania.

1 INTRODUÇÃO

Refletir sobre a questão do assédio moral não é tarefa fácil, porém necessária, haja vista que, se trata de uma temática muito recorrente nos ambientes de trabalho, ganhando atenção nos últimos tempos, por esta está relacionada diretamente aos direitos humanos, em especial dos trabalhadores.

Neste sentido, torna-se pertinente a temática recorrente do assédio moral, por se tratar de assunto que está diretamente ligado a vida individual e coletiva, que necessita ser compreendida e combatida, no sentido de assegurar os direitos de cada cidadão.

Essa realidade necessita ser rompida, pois é imperativo que as pessoas saibam de seus direitos e reconheçam quando tais direitos estão sendo violados. Assim, este trabalho adquiri relevância para a comunidade, pois analisa o quanto é importante o reconhecimento dos direitos em especial a dos trabalhadores. O passo inicial é proporcionar a reflexão crítica e contínua da realidade que aflige tais trabalhadores.

Para a análise da mencionada temática, optou-se por alguns objetivos, entre os quais destacam-se, mostrar aspectos históricos do assédio moral; identificar as principais definições, consequências e prevenções do assédio moral. No que diz respeito à metodologia optou-se pela análise documental, através de livros, internet, revistas, entre outros.

Dessa forma, primeiramente, este texto destaca, em suas linhas básicas, os aspectos históricos do assédio moral. Posteriormente enfatiza as principais definições, consequências e prevenções do assédio moral, por fim, delineia determinadas ponderações conclusivas a respeito das discussões expostas no decorrer do texto.

2 ASPECTOS HISTÓRICOS DO ASSÉDIO MORAL

Discorrer sobre o assédio moral, nos remete um olhar, mesmo que breve para seu contexto histórico, já que o mesmo passou por contextos sociais diferenciados que produziram as particularidades dos momentos atuais. Nesse sentido:

O primeiro trabalho com grande repercussão nos estudos sobre o fenômeno do assédio moral foi o realizado por Heinz Leymann na década de 80, psicólogo alemão que buscou, por meio de sua pesquisa, conscientizar trabalhadores, sindicalistas, administradores, enfim, as Organizações quanto à existência de um fenômeno que conceituou como “MOBBING: Emotional Abuse in the American Workplace”. (LIMA, 2009, p. 12).

Nota-se que os estudos a respeito do assédio moral derivam da década de 80, por meio de pesquisa no ambiente de trabalho, em que Leymann analisa os fatos e efeitos ocorridos neste ambiente identificando algumas condutas negativas ao assediado que configuram a prática do assédio moral. Sobre isso:

O conceito se difundiu durante os anos 90 entre os pesquisadores que trabalham com o estresse profissional.... Heinz Leymann em 1990 calculou que 3,5% dos assalariados suecos foram vítimas de assédio. À mesma época, estimou que 15% dos suicídios foram creditados ao mobbing. ...Por mobbing, entendem-se as ações repetidas e repreensíveis ou claramente negativas, dirigidas contra empregados de uma maneira ofensiva, e que podem conduzir a seu isolamento do grupo no local de trabalho. Na forma como é utilizado atualmente, o termo mobbing corresponde de início às perseguições coletivas e à violência ligada à organização, mas que podem incluir desvios que, progressivamente, transformam-se em violência. (GALLINDO, 2006, p. 43).

Tais estudos foram importantes, já que, a partir desse momento o assédio no ambiente de trabalho efetivou-se como objeto de estudo em todo o mundo, mostrando como essa realidade é negativa para os trabalhadores, devido às moléstias que sofrem no seu local de trabalho, levando-os até mesmo ao suicídio.

Posteriormente, o estudo a respeito do assunto se difundiu já que:

Na França, a psiquiatra Marie France Hirigoyen, com formação em vitimologia em seu país e Estados Unidos da América, foi uma das pioneiras a desenvolver estudos nesse sentido. Revelou a amplitude do problema no ambiente de trabalho quer em empresas privadas ou públicas, em diferentes categorias. Em 1998, através do seu livro Assédio Moral – A violência perversa no cotidiano, e em 2001, na obra Mal-Estar no Trabalho – Redefinindo o assédio moral, fundamentou que “este tipo de assédio é uma 'guerra psicológica', envolvendo abuso de poder e manipulação perversa, fatores responsáveis por prejuízos à saúde mental e física das pessoas”. (TAYLOR, 2010, p. 14).

Hirigoyen assim como outros estudiosos foi muito importante publicando novos estudos a respeito do assédio moral, demonstrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com