TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa 1

Ensaios: Atividade Colaborativa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Aula tema 1- Atividade Coorporativa

Gostaria de começar com um fato que aconteceu comigo, na minha empresa, onde fui entregar o produto já vendido à um cliente, chegando lá eu havia descarregado toda mercadoria, a loja não é muito grande, e a dona do estabelecimento não verificou o que havia chegado e se estava correto o total entregue. No entanto, eu verifiquei que estava faltando um total de R$500,00 em produtos, não era muitas unidades, no entanto o valor é alto para uma pequena empresa. Naquele momento passou na minha cabeça o seguinte: “Como seria fácil!”, mas também me ocorreu: “isso não era correto, ético e muito menos legal”. No mesmo momento eu à chamei e mostrei que havia errado e que o valor seria consertado.

Resumo: A Ética é a Verdade, no entanto há várias distorções nesta, com se diz: “O inferno está cheio de boas intenções”, nos dias de hoje muitas pessoas, e empresas se fazem de éticas, no entanto, muitos usam a Ética para chegar à alguma coisa, e não por ser o Amor, a maior parte das pessoas camuflam a Verdade e transformam a Ética em Meia-Ética e dissimulação, estas duas ultimas no entanto são mentiras que são destruídas pela Verdade. Como se diz “A mentira tem perna curta”.

A ética é essencial para a convivência em sociedade, e esta se apóia em três pilares éticos que estão comprometidas com o respeito da Dignidade Humana: Ela deve ser Justa, Livre e Solidária.

É imprescindível para o desenvolvimento social estas três capacidades.

Enfatizamos que sem Competência não existe Justiça, assim não á Liberdade e Solidariedade humana. Sem Ética e a Paz não existe competência e nem coerência.

A competência ética resulta do investimento em três ares fundamentais:

- Liderança;

- Estratégia;

- Cultura corporativa;

Liderança é a parte visível de um Iceberg, com agente formador, a Estratégia é a Superfície (Ação que concretiza resultados). Essas duas dimensões são relativamente fáceis de serem identificadas, dais as armadilhas das intrepretações equivocadas, que induzem a frustrações e fracassos. A educação é a arma mais poderosa para a conscientização e para evitar os graves problemas da cultura corporativa, que e onde é mais difícil identificar o verdadeiro problema a ser resolvido e também o mais difícil. A ética deve ser incorporada na cultura social da empresa, criando uma sociedade ética.

“Nada vale – nada, mesmo! – a existência de um código e ética, sem que haja cultura, liderança e estratégia éticas.” O código pode ser dispensável, o que é imprescindível é a educação ética que mantém a cultura saudável.

Dizer-se ético é o que o marketing tenta nos convencer exaustivamente, ser ético é questão de filosofia de vida e de empresa. O grande desafio da liderança, essencial à perpetuidade, é a criação da cultura ética na empresa.

Questões essenciais:

-Como transformar ética em oxigênio organizacional e garantir a perpetuidade da empresa?

-Qual é a conduta ética da organização?

-Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com