TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Auto Desenvolvimento De Ciencias Sociais

Monografias: Atividade De Auto Desenvolvimento De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1:

O homem desde quando nasce está inserido em grupos e quando ele não se sente inserido em um grupo ele passa e perceber que viver só não é possível. “Podemos afirmar com relativa segurança que a vida em grupo é que transforma o animal homem em um ser humano” Reinaldo Dias.

Dentro deste processo de socialização, podem destacar-se dois grupos, agentes de socialização de uma sociedade – A família e a Escola. Aonde cada uma delas tem suas próprias particularidades e características.

A família é um apresenta grande influência desde o primeiro momento de vida e acompanha o indivíduo durante muito tempo. Tendo ela suas principais características como: Influenciar desde o nascimento até sua formação de caráter; Criar estilos mediante classe social, cultura, status; Criar personalidades (autoritarismo, permissivos);os pais influenciam no modo geral da sua socialização (convivência com outros); Criar valores, normas, costumes; Transmitir tudo aquilo que acredita ser bom.

A escola permite se ter experiência de como lidar com as pessoas permitindo uma boa relação social com o próximo sendo o aprendizado diferente do que é aprendido no meio familiar. O agente de socialização escolar apresenta como características: Aprender a lidar com a burocracia; Regras nas quais são iguais para todos os indivíduos que vivem em sociedade; Diferenciar as relações informais-pessoais (família), aprendendo as formais-impessoais; Dar o aprendizado complementar e consolidando sua personalidade no individual como no social.

Passo2:

O indivíduo e a sociedade estão correlacionados de uma forma que fica difícil de eles serem vistos de forma independentes. A partir do momento que o indivíduo, nasce ele já precisa da sociedade, e ao longo do tempo a sociedade vive através do indivíduo.

Aprendemos em casa, juntamente com a vida familiar valores nos quais serão aprimorados na convivência com a sociedade seja ela na escola ou ambiente de trabalho, onde o contato será bem maior com as pessoas de todas as raças, crenças, culturas, ali sim vamos aprender a lidar com diferenças e a respeitar desde pequeno que somos diferentes e nem por isso não podemos deixar de viver de forma civilizada e respeitosa.

O nosso caráter é formado através das informações que vamos recebendo desde o nosso nascimento, seja essas informações vindas da família ou da escola. A partir do caráter demonstramos de forma implícita nossa própria opinião em meio a sociedade, que deve ser de respeito ao próximo uma vez que somos todos iguais, e não há ninguém melhor do que ninguém para que haja desrespeito entre os indivíduos, basta sabermos aceitar as diferenças.

Como exemplo posso dar o da minha família aonde cada um tem a sua própria religião e todos se respeitam. No início foi difícil para todos já que meus pais eram católicos e respeitavam muito essa religião já que seus pais eram católicos. Mas como o indivíduo está aberto na sociedade a ouvir diferentes opiniões e crenças, uma porta se abriu para que em meio a diferentes abordagens de teologia para que uma apresentasse princípios que foram condizentes com cada um da minha família.

Minha mãe continuou sendo católica, meu irmão tornou-se evangélico e meu pais e eu somos espíritas. Isso não fez de nós seres muitos diferentes já que minha família sobe respeitar um o espaço do outro. As tradições familiares nem sempre são seguidas “ a risca” o que acredito que agora no século XXI que essas diferenças interfamiliares puderem ser expostas e respeitadas, já que antigamente muitas tradições deveriam ser mantidas e jamais quebradas, mais felizmente está havendo mais respeito e aceitação as diferenças que a sociedade apresenta no meio em que vive.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »