TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre o Pensamento de Durkheim Fato Social

Por:   •  3/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS – NCH

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

Curso: Pedagogia

Disciplina: Sociologia da Educação

Docente: Dr. Luis Fernando Novoa Garzon

Discente: Anaile Cristina Vieira de Melo Batista e Andressa Pinheiro Carneiro

Período: 1° Semestre:  2021.1

Atividade sobre o pensamento de Durkheim

A presente síntese tece considerações sobre a relação indivíduo e sociedade, e tem o objetivo considerar o fato social, segundo o sociólogo Émile Durkheim, usando como exemplo código penal vigente no Brasil e suas características coercitivas que obriga o cidadão a adaptar-se às regras da sociedade onde vive.

Durkheim ressalta que não é qualquer fato que ocorra no interior da sociedade que recebe a qualificação de fato social, tais como comer, pensar e dormir, mas sim suas especificidades visto que, caso isso ocorresse, a sociologia não possuiria objeto próprio, e estaria invadindo campos de observação da biologia e da psicologia. Em seu livro “As regras do método sociológico” Durkheim esclarece que fato social pode ser o cumprimento de deveres que estão definidos. Neste sentido destacamos o código penal como uma ferramenta usada pelo Estado para regular a relação do indivíduo com a sociedade.

“Se, com o tempo, essa coerção deixa de ser sentida, é porque, pouco a pouco, engendrou hábitos e tendências internas que a tornam inútil, mas que só a substituem porque derivam dela” (DURKHEIM,2004, P.41). A partir deste esclarecimento do sociólogo Émile Durkheim, podemos considerar que diversos fatos sociais que nos cercam foram impostos aos indivíduos da sociedade e aos poucos incorporados no dia a dia. Na exemplificação tomada como base o código penal, a desobediência a ele pode, dentre outras, desencadear processo criminal e em certos casos o indivíduo está passível de multa, penalidades como trabalho voluntario ou até a restrição de sua liberdade.  

        O fato social, denominado “prisão” resultante da quebra do contrato social que está implícito no código penal, tem como objetivo a retirada do indivíduo “malfeitor” e “perigoso” do convívio social e teoricamente também deve servir para a reabilitação e reeducação do mesmo, para após o cumprimento de sua pena ele tenha direito a ressocialização.

Referências bibliográficas:

Durkheim, Emile. "As regras do método sociológico. Tradução de Eduardo Lucio Nogueira." Lisboa.2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com