TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Unip

Artigos Científicos: Atividade Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

(Adaptação UFBA/2012) A partir do trecho do texto de Joan Scott, analise as afirmativas e marque V (para as verdadeiras) e F (para as falsas).

“O gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças sexuais percebidas entre os sexos, e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. [...] O gênero implica quatro elementos: primeiro, os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditória) [...]. Em segundo lugar, os conceitos normativos que põem em evidência as interpretações do sentido dos símbolos [...]. [Em terceiro,] as instituições e a organização social, [e, por fim], o quarto aspecto do gênero é a identidade subjetiva.” (SCOTT, 1990, p. 14-15).

A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos acerca do gênero realizados por Joan Scott permitem afirmar:

( ) Na perspectiva de Scott, a construção de gênero é essencialmente um processo de representação social, um meio de decodificar o sentido do mundo, estabelecido, primordialmente, através da linguagem.

( ) O conceito de gênero desenvolvido pela autora baseia-se na valorização das relações de poder – significando que gênero não é apenas o primeiro, mas o mais importante campo de significação do poder na sociedade.

( ) Ao construir um modelo teórico para explicitar o modo de estruturação das relações de gênero na sociedade, essa autora acaba também por oferecer um modelo operativo que desvela não apenas o modus operandi das estruturas de dominação, mas também estratégias de enfrentamento com vistas a uma possível mudança desse contexto.

( ) Para Scott, gênero é uma das principais formas pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e também criticado, porque, ao tomar como referência a oposição masculino-feminino, cria uma percepção de permanência, de fixidez e de oposição binária.

( ) Quando evoca a importância dos símbolos e dos conceitos normativos, a autora sinaliza para a interconexão entre essas dimensões, pois, para ela, as representações simbólicas precisam ser compreendidas em suas modalidades e remetidas a seus contextos de produção, através de conceitos normativos, divulgados e impostos por meio das instituições.

Resposta Selecionada: c.

V – F – V – V – V

• Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

A orientação sexual da pessoa é uma opção?

Resposta Selecionada: b.

Não, a orientação sexual é o modo como as pessoas sentem atração física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos os sexos.

• Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Como a Organização Mundial da Saúde (2002) conceitua a sexualidade?

Resposta Selecionada: d.

A sexualidade é o aspecto central do ser humano durante toda a vida e abrange o sexo, a identidade de gênero e papéis, a orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução.

• Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

De acordo com o caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) – “Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos”, quando se fala em gênero, não se fala apenas de macho ou fêmea, mas de masculino e feminino, em diversas e dinâmicas masculinidades e feminilidades. Assim, de acordo com seus estudos, o que é gênero?

Resposta Selecionada: e.

Gênero é uma forma de indicar as “construções culturais”- a criação inteiramente social de ideias sobre os papéis adequados a homens e mulheres. O gênero é uma convenção social utilizada para designar as relações sociais entre os sexos.

• Pergunta 5

0,5 em 0,5 pontos

O que é orientação sexual?

Resposta Selecionada: c.

Refere-se ao sexo das pessoas que elegemos como objetos de desejo e afeto.

• Pergunta 6

0,5 em 0,5 pontos

Quais são os três conceitos que ancoram a sexualidade?

Resposta Selecionada: e.

Sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual.

• Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com