TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Autodesenvolvimento

Trabalho Universitário: Atividade Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

“Trabalho apresentado na disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação.Do curso de Pedagogia

sob orientação da Prof. Tutora Eliana Cristina Nogueira Barion”

Limeira/SP

2012

Introdução

O trabalho apresentado tratará um pouco sobre as concepções adotadas pelo sociólogo Max Weber e a educação burocrática de treinamento.

Passo 2: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor

Baseado na teoria de Max Weber, na educação racional e burocrática, centrada na perspectiva da educação especializada de treinamento, o professor se torna um mero transmissor de conhecimentos, ou seja, apenas transmitia o que ele já sabia.

É como se ele treinasse seus alunos para lhes darem uma resposta “certa”, sem necessariamente refletir. Não havia dúvidas na explicação, aquilo que o professor dizia estava certo, sem mais. Não havia uma estimulação por parte do professor, para que seus alunos fossem “buscar” a verdade, o conhecimento.

Para mudar a situação, Weber defendia uma educação carismática, onde os alunos participariam da aprendizagem, buscariam conhecimentos e tivessem a liberdade e autonomia para a estimulação da reflexão.

Passo 3: Pense nas suas experiências escolares e reflita se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como burocráticos-disciplinadores. Então, responda, em no máximo 30 linhas, como você acha que tais comportamentos podem ter limitado a sua formação escolar.

É claro que todas as pessoas já tiveram professores burocráticos-disciplinadores, que pareciam estar diante de um exército, que deveriam ficar apenas em silêncio e acreditar/entender tudo o que ele estava tentando transmitir.

E concerteza, muitos alunos, diziam: detesto tal matéria. É obvio que não iria sentir prazer em tal disciplina, pois da maneira que estava sendo ensinado, não havia prazer nenhum em estuda-la.

Professores assim limitam a formação escolar dos alunos, pois não motivam a busca do saber. Os alunos não sentem “sede” de querer entender mais e mais sobre certos conteúdos.

Quando os mestres se comportam de maneira carismática, que fazem o alunos querer buscar o por que de tudo que ele está falando, incentivam dessa maneira a busca do conhecimento e, sem dúvidas, os alunos aprendem muito mais rápido e geralmente nunca se esquecem, pois foi ensinado com prazer e não treinados para responderem apenas o “certo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com