TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Autodesenvolvimento

Artigo: Atividade Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Nossa opinião também conta!

Em uma atividade da faculdade tivemos que responder o que pensávamos sobre Currículo Integrado! Segue nossa opinião a respeito do assunto.

Currículo integrado

1. Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?

R: Os argumentos são:

-Ordem sociológica: capacitar à escola, para que esta possa se adaptar a um grande número de informações, filtrando-as, para utilizar somente os conhecimentos que realmente interessam para a aprendizagem do aluno;

-Ordem psicológica: busca conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa e funcional, onde o aluno relacionara com a sua realidade todo o conteúdo que aprendeu na escola;

-Associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica: destacando a necessidade da escola realizar atividades que contemple na organização da aprendizagem em torno de diversos temas.

2. Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?

R: O professor abandona a papel de transmissor de conhecimento e passa juntamente com aluno a assumir um papel de pesquisador, sendo assim, o professor passa a ampliar e aprimorar o seu conhecimento.

3. Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?

R: Qualquer assunto pode ser trabalhado por projetos de trabalhos, ou seja, qualquer tema que valorize o processo de aprendizagem dos alunos e faça com que eles construam seu próprio conhecimento.

4. Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?

R: Facilitar a organização das informações coletadas, levando o aluno a nova descoberta de diversas relações estabelecidas entre o tema pesquisado.

Depois de concluir a leitura, responda às questões a seguir:

a) Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?

R. Os trabalhos com projetos envolvem o processo de interdisciplinares e transdisciplinares, garantindo maior interação entre professor e aluno na construção do conhecimento.

b) Como pode ser descrita a atuação do professor e como ele pode escolher os temas de trabalho?

R. Os professores podem propor projetos com temas que considerem relevantes garantindo assim, uma melhor assimilação de conteúdo, fazendo com que o aluno seja capaz de construir seus conhecimentos a partir de suas pesquisas. Ou seja, ele deixa de ser mero transmissor de conhecimento para desenvolver juntamente com seus alunos novos conhecimentos.

http://aprendizagemcerta.blogspot.com.br/2013/05/nossa-opiniao-tambem-conta.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com