TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Autodesenvolvimento

Ensaios: Atividade Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 2

É uma esfera da ação do Estado, racional porque é racionalizada, tem objetivo e fins, burocráticos porque os funcionários da educação são hierarquizados, seguem regras burocráticas (para Weber a burocracia é necessária às ações de um estado).

Este processo de burocratização e racionalização da sociedade moderna atinge o conjunto das relações sociais e instituições. O processo de especialização transforma todas as atividades humanas em atividades especializadas. A formação especializada se torna uma necessidade. Este processo de burocratização e racionalização atinge o processo educacional, de pesquisa e a própria ciência. Assim, ocorre um processo de racionalização da educação e do treinamento e isto vai reforçar a necessidade do sistema de exames e dos diplomas educacionais.

Para Weber a educação burocrática é voltada para o treinamento e transmissão do conhecimento especializado e corresponde ao tipo de dominação burocrático. Ela busca treinar os alunos para finalidades práticas, visando treinar o aluno para "finalidades práticas úteis à administração", tanto na organização das autoridades públicas, quanto nos escritórios, oficinas, laboratórios industriais, exércitos disciplinados (Weber, 1971: 482).

Para ele, a educação é um instrumento para estratificação social, ela forma o indivíduo. Uma educação para a qual esse indivíduo vai seguir suas ações. Weber vê a educação como uma ação social, aponta três caminhos para a educação: despertar o carisma é o caminho direcionado àqueles indivíduos que são considerados únicos na sociedade, poderão se tornar líderes através do desenvolvimento do pensamento.

A escola em que eu frequentei não teve uma ampla visão perante os alunos, eles rotulavam os alunos de uma maneira que todos são tratados de uma só forma, e isso não é nem um pouco legal, pois muitas vezes professores que deviam incentivar os sonhos matam a eles. A direção era manipuladora e elas faziam com que os alunos se sentissem menores que elas, não fui uma daquelas que viviam na direção, eu era mais ou menos uma boa aluna, mais fazia meus deveres de casa, não era bagunceira, e nem agitada, mas nada que leve a direção. Nós alunos sentimos quando a direção está manipulando, só o que falta elas fazerem é olhar nos nossos olhos e dizer "Eu sou autoridade, fica quieto senão chamo teus pais", isso é ridículo somos nós que fizemos a escola como eu disse anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com