TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Sociologia

Artigo: Atividade De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

1. Aula 1: O conceito de “mais-valia” é uma das contribuições mais importantes de Karl Marx para a compreensão da realidade da relação capital e trabalho na economia capitalista contemporânea. Partindo do que foi explicado em aula e da leitura do texto correspondente na Apostila, defina esse conceito sem copiá-lo do slide de aula e do texto de estudo.

Karl Marx desenvolveu o conceito de mais-valia para demostrar a injustiça social que sempre há no capitalismo, para explicar a obtenção dos lucros, o valor extra da mercadoria gerado pela diferença entre o que o empregado produz e o que de fato ele deve receber.

2. Aula 2: Reveja e releia os slides da aula 2 e o texto da mesma aula na sua Apostila de estudos. Com base nessas informações, responda à seguinte pergunta: Você acredita que os homens vivem em condições desiguais porque essa é a vontade de Deus ou porque uns merecem ter mais que outros?

Acredito que os homens vivem em condições desiguais não poque é da vontade de Deus ou porque uns mereçam mais que os outros, mas sim porque o próprio homem, por meios culturais passados de geração pra geração, acredita na divisão da sociedade, rotulando raça, sexo, condição social (financeira), enfim, a desigualdade para ser extinta vai muito além só da governança, mas, de mudarmos conceitos passados pelos antepassados e educarmos as crianças para a diversidade cultural, mundial em que hoje vivemos. Assim estaremos preparando futuros governantes, seres humanos capazes de olhar para o bem comum da sociedade, digo, educação, saúde, transporte, e vivermos numa sociedade igualitária.

3. Aula 3: Refaça a leitura do texto da sua apostila e dos slides de aula referentes à aula 3 e defina, sem fazer cópia do texto, o conceito de “Indústria Cultural”.

Conceito de Indústria Cultural está ligado diretamente à cultura de massa. Informações que antes eram de poder somente da alta sociedade, passa a fazer parte da vida de todo cidadão, infuenciando a formação intelectual dos mesmos.

4. Aulas 4 e 5: Após ler o texto da apostila de estudos e os slides das aulas 4 e 5 defina e caracterize o que significa “precarização do trabalho” na sociedade global do século XXI.

A precarização do trabalho está definida pela desvalorização do trabalhador que tem que adaptar-se ao novo conceito de trabalho globalizado, onde são impostos salários, cargos, condições e jornada de trabalho insuficientes a sua capacidade. Caracteriza a precarização do trabalho a exclusão crescente dos direitos legais adquridos pelos trabalhadores em favor de um mercardo global capitalista, onde para manter-se empregado, o trabalhador submete-se a conviverem com a insegurança, a instabilidade e a falta de direitos e benefícios sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com