TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento para a disciplina "Ciências Sociais"

Seminário: Atividade de Autodesenvolvimento para a disciplina "Ciências Sociais". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

a) Apresentação da cidade. A história do município começa em junho de 1758 através da doação que general Gomes freire de Andrades o conde de abobade-la, fez ao coronel Tomaz Luiz Osório das terras que ficavam as margens da lagoa dos patos. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da vila de rio grande buscavam refúgios nas terras pertencentes a Tomaz Luiz Osório. Mais tarde, vieram também os retirantes da colônia do sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777. Em 1780, instalam-se em pelotas os charqueadores portugueses José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas a o crescimento da região, dando origem a povoação que demarcaria o início do município de pelotas. A freguesia de são Francisco de Paula, fundada em 7 de julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de vila em sete de abril de 1832. Três anos depois, em 1835 Ávila é elevada à condição de cidade com o nome pelotas. Pelotas é um município da região sul do estado do rio grande do sul, no brasil. Considerando uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 341, 180 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado. Esta localizada as margens do canal são Gonçalo que liga as lagoas dos patos e mirim, as maiores do Brasil, no estado do rio grande do sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1609 km e com cerca 92% da população total residindo na zuna urbana do município. Pelotas está localizada a 250 quilometro de Porto Alegre a capital do estado. O nome do município Pelotas teve origem nas embarcações da varas de corticeira forradas de couro, usada para travessia dos rios época das charqueadas.

b) Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade. Na história econômica do município, destaca se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil e que fez a riqueza de pelotas em tempos passados. A região de pelotas e a maior produtora de pêssego para a indústria de conserva dos pais, além de produzir outros produtos como aspargos, pepino, figo e morango. O município também é grande produtor de arroz e rebanhos bovinos de corte. Pelotas também possui a maior produção de leite do estado. Em pelotas, são realizados, todos os anos, a tradicional fena doce feira nacional do doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa que fazem a fama de pelotas.

c) Apresentação de elementos de sincretismo na cidade.

E nas águas da lagoa dos patos que acontece o sincretismo em pelotas, a imagem de nossa senhora dos navegantes encontra iemanjá durante uma festa religiosa, no balneário dos prazeres, em pelotas. Vários barcos de pescadores deixam a colônia de pescadores e vão em direção ao porto de pelotas. Sempre no caminho ocorre um encontro das imagens onde elas se fundem, momento em que os devotos de iemanjá entram nas águas da lagoa dos patos para saudar a santa católica, depois ocorre um cortejo de barcos que vai ate o porto da cidade, logo após ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com