TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativo Intangíveis e Biológicos

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho referente à Contabilidade Internacional

Tema sobre os Ativos Intangíveis e Biológicos.

O ativo é uma conta que integra parte das Contas Patrimoniais e abrange o conjunto de bens e direitos da azienda (organização, entidade, empresa), tendo valores econômicos e pode ser convertido em valor monetário.  Sendo que suas contas que suas contas são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez.

E por fim, para ser classificado como um ativo, o mesmo deve se enquadrar como um bem ou um direito pra azienda, ou seja, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios para a empresa.

Depois de compreender o que séria um ativo, tem que entender que uma conta do ativo pode ser descrita como um ativo circulante ou um ativo não circulante, onde no ativo circulante tem contas com movimentação pecuniária de curto prazo e ativo não circulante abrange intangíveis e contas de longo prazo, acima de 12 meses.

Em consonância com o tema em questão, compreendemos o que é um ativo, e iremos aprofundar em ativos intangíveis e biológicos.

Os ativos intangíveis (Pronunciamento Técnico CPC 04) são os que não têm existência física, tal como, marcas e patentes.

Para ser reconhecido como tal, o mesmo deverá provar que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade e o seu custo possa ser mensurado com confiabilidade.

Sendo que mensalmente deve ser contabilizada a amortização em conta redutora especifica.

Os ativos biológicos (Pronunciamento Técnico CPC 29) é um animal e/ou planta, vivos. Desde o plantio ou nascimento até o ponto de abate ou colheita.

Segundo Ibracon, 2008, ativo biológico é tudo que nasce, cresce e morre. Portanto, à partir do momento que cessa ou termina a vida o ativo passa a ser considerado produto agrícola. 

E considerado como produto agrícola até que seja beneficiado ou transformado.

Tal como, uma ovelha, plantação de laranja é considerado um ativo biológico, e considerado produto agrícola quando essa laranja que estava no pé, e retirada do mesmo, ou quando a lã da ovelha é retirada, e por fim esse produto agrícola pode ser beneficiado ou transformado, tal como a laranja para o suco de laranja a lã para o tapete.

O ativo biológico e produtos agrícolas só podem ser reconhecidos quando a entidade controlar o ativo como resultado de eventos passados, provar o beneficio econômico futuros associados ao ativo fluirão para a atividade, o valor justo ou custo do ativo puder ser mensurado de forma confiável.

A mensuração do mesmo deverá ser pelo valor justo deduzido das despesas de venda.

Conclusão

Entende-se a importância de realizar a classificação correta das contas e seus grupos, e analisar com a ajuda do pronunciamento técnico contábil como deverá ser feita sua mensuração e reconhecimento.

Pois, qualquer erro de mensuração ou reconhecimento poderá trazer problemas a entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com