TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Cienciais Sociais

Exames: Atps Cienciais Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Desenvolvimento de uma analise de processos de legitimação pelos universos simbólicos, que tomam por base a intersubjetividade e a biografia individual, com isso abordam o problema da transmissão de uma nova geração de objetivo da ordem institucional. Inicialmente a legitimação “incipiente” encontra-se presente em um sistema linguístico da experiência humana transmitida.

No primeiro nível pré- teórico é constituído pelos princípios do conhecimento evidente, sobre o qual se deve analisar as teorias subsequentes e inversamente, devem o nível para serem incorporados a tradição.

No segundo nível contem propósitos teóricos em forma rudimentar, incluindo esquemas explicativos que estão relacionados ao conjunto de significados objetivos e que são altamente pragmáticos, como os provérbios, a moral e a sabedoria (lendas e historias popular).

No terceiro nível se compreende as teorias explicitas um corpo diferenciado de conhecimentos, assim oferecendo um quadro de referência amplo para a conduta institucional.

Somente no quarto nível que se impõe os universos simbólicos, como corpos de tradições teóricas que integram diferentes áreas de significados, abrangendo a ordem institucional em processo de significação, referente a realidade de diferentes pertences a experiência da vida cotidiana, realizando uma integração com um grau avançado.

Para Berger e Luckmann os universos simbólicos são passiveis de cristalização, segundo processo de objetivação, sedimentação e acumulação de conhecimento.

A função nômica (função de observar as rubricas e normas de procedimentos regidos de símbolos, procedimento tipo litúrgico), do universo dos símbolos, põe cada coisa em seu devido lugar, permitindo ao individuo retornar a realidade da vida.

Os significados humanos são produtos da natureza das coisas, o quer dizer que mesmo o homem aprendendo a modalidade da consciência em termos reificados, ele continua produzindo uma realidade que o nega. Os sistemas teóricos complexos podem ser descritos como reificações, embora presume – se que tenham raízes em reificações pré teóricas. A reificação existe na consciência do homem da rua, onde não deve ser limitadas a construções dos intelectuais. Em contrapartida, a apreensão da própria reificação com modalidade da consciência, dependendo de uma desreificação ao menos relativa, exigências sociológicas que é um conhecimento comparativamente tardio.

A conclusão é de que a analise da reificação serve de corretivo padrão para as tendências reificadoras do pensamento teórico em geral, e do pensamento sociológico em particular.

ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS E CULTURAIS

No filme relata a vida de um operário que desperta a ira dos companheiros de trabalho, devido a sua alta produtividade, onde assim é citado como exemplo para os outros funcionários. Em um certo dia este operário sofre um acidente e perde um dos dedos, e nesse momento é demitido e a empresa se recusa a pagar seus direitos, com isso ele se revolta contra a fabrica e passa a fazer contestações em frente a empresa e assim começa alertar aos outros funcionários que a empresa só se interessa pelos direitos dela e pelos lucros. Mas se já não bastasse as dificuldades financeiras, ele começa a ter conflitos familiares.

Dessa forma podemos concluir que houve uma grande desvalorização do trabalho, degradação do trabalho vivo (saúde do trabalhador), na verdade pra eles o que interessava eram os lucros, ou seja, os funcionários eram valorizados apenas quando sua produção era grande e aumentavam os lucros da empresa, mas para eles não interessava a saúde, a proteção do operário e nem a sua vida, ou seja uma precariedade total.

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

Trabalho é um grande fator econômico, que esta relacionada a um conjunto de atividades humanas, manuais ou intelectuais, que visam a produtividade.

O trabalho é cobiçado mesmo sendo algo monótono, pois sem trabalho não se pode consumir, e a sociedade adora consumir.

O consumo é uma atividade que consiste na função de conquistar bens materiais ou imateriais.

Há varias formas de consumo como: Privado- que é realizado pelas famílias e pelas empresas, como agente econômico, pois utilizam os salários obtidos em suas atividades produtivas para comprar, conforme suas necessidades como: alimentação, vestuário, habitação, diversão entre outros.

Público- é feito pela administração pública, pois consomem bens e serviços necessários a sua atividade. Mas o consumo exagerado causa grande impacto no meio ambiente, com isso quem sai prejudicado é a própria sociedade, que consiste em pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações, costumes, etc.

Esses três fatores estão interligados, sendo assim nenhum existiria sem o outro, pois sem sociedade, não existiria trabalho e sem trabalho não existiria consumo, então cada um deles devem ser utilizados de maneira correta, para que não haja conflitos.

INTERAÇÕES SOCIAIS

Quando uma ou mais pessoas estão em contato entre si e estabelecem uma comunicação, suas ideias, sentimentos ou atitudes provocam reações umas nas outras, modificando o comportamento de todos. Quando isto ocorre dizemos que existe uma interação social entre elas.

Isto implica na interção do comportamento das pessoas ou grupos que dela participam, onde a base da vida social é esta interação, sendo ela responsável pela socialização dos indivíduos e também pela formação da personalidade.

Isto não ocorre devida estar em um mesmo local, ou uma pessoa próxima a outra, pois deve se ter comunicação entre elas, como por exemplo, os passageiros de um ônibus estão próximos fisicamente, mas nem sempre estão interagindo.

Há alguns meios físicos de comunicação como: o livro, a televisão. Considerando que nesses casos ocorre uma interação aparentemente apenas de um dos lados, que influenciam o outro.

Na verdade por trás dos meios físicos, estão pessoas que levam em consideração o leitor, o ouvinte, o telespectador, desse modo as pessoas que dirigem os meios de telecomunicação interagem com aqueles que se utilizam modificando o seu conteúdo.

As diferentes formas de interações são denominadas relações.

Essas relações sociais podem ser de vários tipos: culturais, econômicas, religiosas, políticas, pedagógicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com