TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Sociais

Dissertações: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. Introdução 03

2. Definição da área de estudo e o mercado 03

3. O consumidor e o mercado 05

4.

5.

6.

7.

8. Dimensionamento de custo em relação à venda

Informações econômicas

O ramo do comércio de carnes

Considerações Finais

Referencias bibliográficas 06

07

12

13

14

1. INTRODUÇÃO

Utilizamos a expressão ciências sociais, em contraposição a ciências naturais, para diferenciar um conjunto de disciplinas que se dedicam ao estudo do mundo social. O uso do termo ciência empoe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e o social. Uma sucessão padronizada de passos na qual formulamos e respondemos perguntas. As ciências naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural, físico e biológico utilizando o método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais. A sociologia consolidou-se ao longo do tempo como um dos ramos das ciências humanas, pois surgiram inúmeras ciências para estudar cada dimensão do social, aprofundando o conhecimento específico de determinadas relações sociais. No entanto, a sociologia permanece como a única que tem como tema central de estudo das interações sociais propriamente ditas. Outras disciplinas podem estudar aspectos sociais da vida do homem,entretanto, nenhuma representa como tema particular e específico o fato social no seu todo. Para o sociólogo, o fato social é estudado não porque é econômico, jurídico, político, turístico, mas porque todos ao mesmo tempo são sociais independentemente da especificidade de cada um,embora essa permita que possam ser abordados por disciplinas específicas.

ETAPA 2.

A classe operária vai ao paraíso. Diretor: Elio Petri. Itália, 1971.

O filme demonstra a rotina dos trabalhadores de uma fábrica que produz peças para motores.

Nessa fabrica é utilizado um sistema de metas de produção, porem mesmo se os funcionários da fabrica se esforçarem para aumentar a produção de peças, os seus salários vão continuar os mesmos. Todos os dias logo que eles chegam pra iniciar seu dia de trabalho eles recebem instruções de como manusear os maquinários que eles operam, essas instruções dão muita ênfase a boa conservação das maquinas, só que em muitos casos não é isso que ocorre, pois existem muitos funcionários desmotivados, o que não é o caso do personagem principal chamado Lulu Massa, que é considerado um funcionário "exemplar" devido a sua alta produtividade, os dirigentes da fabrica o usa como exemplo aos demais trabalhadores (todos devem se espelhar nele), isso gera uma relação ruim dele com os demais funcionários, que constantemente chama-o de "puxa saco", ele por sua vez despensa os colegas de trabalho, se achando superior por produzir mais e evitas gastos que ele considera desnecessário.

O personagem Lulu vive um dilema em casa com sua esposa reclama muito da falta de atenção que ele tem com ela, não a procura para manterem relações sexuais, ou seja, ele coloca sempre o trabalho em primeiro lugar, e quando chega em casa ele continua com a fabrica na cabeça, nem dormindo ele consegue se desligar da fabrica, isso faz com que ele não tenha tempo nem disposição para fazer outras coisas, sendo assim ele tenta recompensar satisfazendo os gastos excessivos e desnecessários de sua esposa. Lulu é obcecado pela organização das coisas o que o leva a descobrir posteriormente que é um sintoma de loucura quando ele conhece um antigo funcionário da fabrica que atualmente vive em um hospital psiquiátrico, que no passado viveu o mesmo dilema que Lulu vive com relação a família e ao trabalho na fabrica.

Um acidente de trabalho em que Lulu perde um dedo, muda totalmente sua vida tornando-o esquerdista, lutando assim pelos direitos dos funcionários, passando a acreditar que o sistema da fabrica que exige metas aos operários era equiparada a uma prisão, onde posteriormente estreita sua relação nos sindicatos e propõe uma greve, o que o leva ao desemprego e o separa de sua esposa, que é consumista e não concorda com a atual situação do marido. Lulu passa a ter uma outra visão da vida e começa analisar o que ele fez com todo o dinheiro que ele ganhou se dedicando ao trabalho na fabrica, e chega a conclusão de que grande maioria era futilidades e coisas desnecessárias. Posteriormente o sindicato consegue negociar a sua readmissão e a regularização do sistema que a empresa usava de metas aos funcionário ficando mais justo pros mesmos, no seu retorno Lulu é um funcionário totalmente diferente do que era anteriormente, e isso se prolonga a sua vida pessoal.

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?

Na verdade hoje em dia nos temos gestores de qualidade em varias empresas para que o funcionário tenha um dia a dia cada vez mais ‘’confortável’’ e melhor. A motivação para que o funcionário tenha um bem estar dentro da empresa é exemplar hoje em dia, alguns exemplos de motivações dentro de organizações, empresas comerciais e/ou mesmo de serviços são:

• Salários cada vez, mas gratificantes. ( aumento de salário )

• Até mesmo motivações emocionais como um belo elogio depois de um expediente cansativo e etc.

Com essas melhoras o funcionário até em casa muda, isso foi até comprovado por estudos da qualidade de vida no trabalho, reflete inteiramente ao dia social longe do trabalho. ( com a vida particular do individuo )

ETAPA 3.

Documentário Bumbando.

No documentário Bumbando, mostra que desde a época em que foi criada a moeda esta subordinada ‘’hierarquia da moeda’’ esta cada vez mais criando desigualdades e deixando quem não tem posse da mesma, sem um rumo e sem uma expectativa e qualidade de vida, hoje em dia quem tem muito desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com