TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Sociais

Ensaios: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3 - Passo 3

Relatório.

No documentário de Ilha das Flores podemos visualizar o quanto o sistema capitalista nos é imposto. Relatando-nos a estupidez causada pela desigualdade social, o egoísmo do ser humano e como o dinheiro nos domina tendo a pobreza e a fome como partes recorrentes da má distribuição de renda. Apesar de termos um telencéfalo altamente desenvolvido, um polegar opositor e sermos livres, não nos tornamos menos vítimas de uma sociedade embasada no consumo, na lei da oferta e da procura, na qual o objetivo maior é o lucro.

Fica bem explícito no documentário que a divisão do trabalho é bastante marcante pelo fato que desde a colheita até o consumo final, cada função é executada de forma a não ter a noção da sua utilização. O curta nos mostra o caminho percorrido de um simples tomate, gerando riqueza e desigualdade no seu percurso. Ilha das Flores é uma ilha localizada do Rio Guaíba, que banha a cidade de Porto Alegre-RS, cenário onde deveriam existir flores, beleza, harmonia, no entanto, tem o lixo como produto principal de utilização, e para onde vai o tomate podre que uma dona de casa julgou não servir para alimentação da sua família , esse tomate novamente analisado, agora para alimento dos porcos (animais irracionais) , não servindo fica a mercê da população que reside próximo.

As pessoas que utilizam o lixo como a sua principal fonte de alimentação, segundo a Teoria de Maslow, que defende como fator primordial as necessidades básicas (fisiológicas), na sua pirâmide ela é a base; alimentação, moradia, saúde; nos mostra de forma clara a exclusão destas pessoas dentro da sociedade, que por não terem oportunidade, educação, conhecimento não luta pelos seus direitos, simplesmente se acomodam e aceitam a sua condição.

Enfim, como área do conhecimento a administração pode contribuir com novas implantações, melhorando a capacidade de realização e práticas benéficas de responsabilidade pública, para que ela venha aumentar de forma efetiva os serviços prestados, criando alternativas destinadas para amenizar e modificar o panorama vigente, melhorando a vida da sociedade a qual ela serve.

As favelas, nas grandes e médias cidades, são núcleos de moradias que geralmente ocupam áreas inabitáveis, por natureza ou por lei. De fato, as áreas que, pela sua natureza, não deveriam receber nenhuma ocupação humana são as encosta, morros e margens de rios, as que não podem ser ocupadas por força de lei são áreas públicas, como praças, ruas, áreas verdes e institucionais. Áreas de ricos são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeita a riscos naturais ou decorrentes da ação antrópica. Por exemplo, margens de rios sujeitas a inundação, florestas sujeitas a incêndio, áreas de alta declividade encosto. As construções irregulares, a instalação de estábulos e pocilgas, a deposição de lixo e entulho , bem como chorume decorrente dessas praticas , são atividades que poluem e degradam uma área que é de preservação obrigatória e permanente. Além de ser um problema ambiental, também tem o fato de que as casas construídas nessas favelas, pelas precárias condições de habitualidade e pela falta de saneamento básico, expõem os seus moradores aos mais diversos riscos de contaminações, ameaçando-lhe a saúde e o direito fundamental a uma moradia digna. A ocupação das áreas de várzea por núcleos de favela é o exemplo típico de ameaça risco á saúde humana com perigo concreto e continuo de degradação ambiental. Há aqui, portando, uma dupla degradação; da dignidade dos favelados e da natureza. A degradação da dignidade se dá pela moradia em condições insalubres e miseráveis, e a da natureza ocorre pela contaminação do leito dos rios e pela ameaça á função da várzea que reguladora da vazão e da filtragem das águas fluviais e pluviais. Os riscos á sobrevivência de crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com