TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 13

Desafio

A temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade

Etapa 1

Cultura, Indivíduo e Sociedade

Cultura

Dar-se o nome de cultura o conjunto de valores éticos e morais que juntos formam a cultura de um povo. Ela também se refere à literatura, cinema, arte entre outros, entretanto seus sentidos são mais abrangedores, porque a cultura pode ter definição e consideração como tudo aquilo que o homem, através da sua racionabilidade, mais justamente da inteligência, conquista, por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados para as futuras gerações.

A cultura é uma das fundamentais características do ser humano, pois somente o homem é capaz de ampliar obras, fazendo destinguação dessa maneira de outros seres como os vegetais e animais.

Possuem também alguns princípios culturais como a ciência, as artes, os costumes, os sistemas, as leis, as religiões, as crenças, os esportes, os mitos, os valores morais e éticos, os comportamentos preferenciais, as invenções e todas as diversas formas de ser, sentir, pensar, agir e entre outras. E embora das evoluções pelas quais passam o mundo, a cultura é capaz de ficar quase pura , pois ela é transmitida aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social impossível de se desenvolver individualmente ,para que se faça um crescimento cultural tem que ser em grupo .

Indivíduo

Indivíduo é uma concepção para definir um sujeito singular, particular. É a unidade que cria um grupo, em sentido físico ,ou seja ,o indivisível, o que não pode ser mais diminuído pelo processamento de análise, em sentido lógico é o que não pode servir de predicado no primeiro sentido, é a espécie por quanto sendo resultado da divisão do gênero e não pode ser dividida. É todo ser animal ou vegetal ao que se refere a sua espécie ou uma pessoa que é considerada isolada em relação a uma coletividade (indivíduo e sociedade).

Individuo é toda criatura que chega ao íntimo de seu eu interior e conclui que é apenas mais um ser na face na terra.

muitos ao chegarem neste estado de reflexão concluem que um indivíduo não consegue sobreviver sozinho .

Neste ponto o indivíduo morre e nasce uma outra pessoa chamada ser humano

Sociedade

A sociedade é um conjunto de indivíduos que compartilham uma cultura com as suas formas de estar na vida e os seus fins, e que além disso possuem uma interação entre si para formar uma comunidade. Ainda que as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas estudada pelas ciências sociais, tais como a sociologia e a antropologia , ou as sociedades animais ,estudadas pela sócia biologia ou etologia social.

Segundo Berger, Peter e Lukmann, Thomas (2010), a sociedade é uma produção humana e o homem é uma produção social. Tratam a sociedade como uma realidade ao mesmo tempo objetiva e sugestiva. A objetiva é a sociedade que é entendida como um processo dialético de exteriorização, objetivação e interiorização da realidade.

A abordagem de Peter Berger e Thomas Lukmann aprende também sobre a socialização “primária, que é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual se torna membro da sociedade” (p.175), e a secundária “é o processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade” (p. 175).

Segundo Durkhein, Émile (1858-1917), fundador da Escola Francesa de Sociologia, a qual trata das instituições e dos indivíduos. Diz ele que a sociedade sempre prevalece sobre os indivíduos, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que assegurem sua perpetuação. Essas normas, leis e regras independem do indivíduo, e pairam acima de toda uma consciência coletiva, que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade.

Etapa 2

De acordo com o filme assistido “A classe operária vai ao paraíso”, podemos identificar no meio social, o trabalho, consumo e sociedade:

Trabalho

Para se ter compreensão sobre a nova maneira de como ser do trabalho, a classe trabalhadora hoje, é necessário partir de uma concepção desenvolvida de trabalho. Ela percebe todos os assalariados, homens e mulheres que vivem da venda da sua força de trabalho, não seres tingindo aos trabalhadores manuais diretos, incorporando também todos do trabalho social, a todos do trabalho coletivo que vende sua força de trabalho como mercadoria em troca de salário, para sua fonte de sobrevivência. Ela inclue tanto o núcleo central do proletariado industrialmente ,como os trabalhadores produtivos que possuem participação direta ao processamento descritivo de mais-valia e da valorização do capital e envolve também os trabalhadores improdutivos, cujos trabalhos não possuem uma direta mais-valia, uma vez que são utilizados como serviço, seja para uso público, como os serviços públicos, seja para uso capitalista.

Consumo

Consumo é ação no mundo global, ação essa que possui uma definição quem age, e quem faz existir em meio socialmente, é tudo aquilo que informa quem e o porque de os pertencimentos e discriminações passaram a depender de determinada prática de consumo.

É tudo aquilo também que se faz uso de bens e serviços produzidos e se por acaso o consumo aumenta em razão da produção, esta é igualmente estimulada pelo consumo.

Consumir para ser e ser aceito. Mas esse mesmo consumo, de herói, indicativo de uma vida melhor para todos, tornou-se vilão, bode expiatório de uma crise de causas complexas.

Sociedade

A sociedade pode ser determinada resumidamente como um sistema de interações humanas culturalmente que seguem um padrão. Todavia, e sem contradizer com a definição anteriormente, a sociedade é considerado como um sistema simbolícos, valores e normas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com