TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA-BAURU/SP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA – 1° BIMESTRE

Professor Mestre: Claudia Benedetti

Tutor presencial: Rafael P. Alvarenga

Tutor a Distancia: Aleczandra Krysna Michalski Piazza

ACADÊMICOS

Douglas Henrique Denegri

RA: 5388970223

Bauru, 26 de novembro de 2012.

CIENCIAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

• Desenvolver o pensamento crítico baseado nos fundamentos da Sociologia por meio do conhecimento das Ciências Sociais.

• Capacitar o exercício da profissão para as atuações no cotidiano.

• Estabelecer relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões.

Para facilitar o aprendizado, o DESAFIO será dividido em quatro (4) etapas, realizado pelos Acadêmicos do 2º Bimestre noturno de ADMINISTRAÇÃO Á DISTÂNCIA (segunda e quarta feira) da Faculdade Anhanguera-Bauru/SP

• ETAPA 01

• ETAPA 02

• ETAPA 03

• ETAPA 04

ETAPA 01

Analisando e refletindo sobre a leitura da obra indicada, ficou bem clara os significados descritos no texto, segue abaixo as conclusões:

• Cultura: a cultura é um conjunto de saberes, regras, normas e hábitos que passam de geração em geração e se constitui um valor cognitivo, técnico e mitológico pela sua complexidade. O homem é cultural e o faz buscar sentido para o universo de coisas que o rodeia, enquanto ele constrói significados vai adquirindo hábitos e construindo conceitos culturais e religiosos, e que não são universais nem eternos.

• Individuo: na visão de Berger cabe ao individuo apreender e assumir os diversos elementos do mundo objetivado. Para que esta assunção do mundo objetivado seja realizada com sucesso é necessário que o mesmo seja dotado de sentido para o sujeito.

Dai a importância do processo de socialização primaria e secundaria que se traduz na ampla e consistente introdução de um individuo no mundo objetivado de uma sociedade ou de um setor dela. O sucesso desta socialização depende do potencial da simetria que se consegue estabelecer entre o mundo objetivado da sociedade e o mundo subjetivo.

• Sociedade: para Berger a sociedade é um fenômeno eminentemente dialético, que traduz simultaneamente a dimensão de realidade produzida pelo sujeito, mas que reage continuamente ao seu produtor. O processo dialético da sociedade define-se em três momentos: externalizaçao, objetivação e internalização.

Concluiu-se que , a realidade social da vida cotidiana e dividida entre um individuo e outro, num sistema de relação face a face (este é o exemplo de interação social).Essa situação é a única que consegue reproduzir os sintomas e as situações que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos.

Como o outro e plenamente real, não se pode esconder as interpretações, os gestos e as caretas, principalmente no momento da conversa. Para essa interação é preciso de um sistema de sinais, na vida cotidiana o sistema de sinal mais importante é a linguagem e sua compreensão e essencial para entender a realidade. A linguagem simbólica e capaz de transcender a realidade, por isso é um de seus componentes essenciais. O universo simbólico é um nível de legitimação, esses processos simbólicos mostram, realidades diferentes das que compõe a experiência da vida cotidiana, eles são produtos sociais e tem uma historia.

ETAPA 2

Referente à argumentação, em relação a trabalho, consumo e sociedade classificamos os mesmo abaixo:

Depois de discutidas, as opiniões e as linhas de raciocínio individual, chegamos a um consenso formal sobre trabalho, que nos dias atuais é o meio de agregar valores morais e éticos a cada individuo da sociedade. O trabalho é a ponte que nos leva a encurtar caminhos para chegarmos a concretizar objetivos e sonhos da nossa realidade, já seguindo a ideologia do filme, vimos que como ao mesmo tempo em que o trabalho nos realiza em diversas áreas ele também nos aliena a um ritmo frenético de ficarmos presos a um sistema, de que tempo perdido e dinheiro jogado fora. O individuo se enquadra à longa e exaustiva jornada de trabalho, deixando em segundo plano os estudos, a convivência familiar e o lazer necessário para a sua própria melhora física e psicológica.

Já sobre o consumo, sabemos que muitas coisas fazem parte do nosso cotidiano porem nem todas são necessárias para nossa sobrevivência e, quanto mais temos, mais queremos ter, mesmo que tal objeto não tenha tanta utilidade no curso de vida do trabalhador. O individuo se submete a uma rotina torturante, esforçando-se para cumprir metas de produção para adquirir um status de uma vida melhor, consumindo coisas que nunca conseguiu obter, vivendo um mundo ilusório de alienar-se ao consumo extremo. Na visão do autor do filme o consumo é citado a partir do operário que deve se contentar em vender a sua força de trabalho ao capitalista e adquirir em troca a possibilidade do consumo, nos mostra também que não adianta ter tanto bens, mais devido à servidão patronal o individuo não ter tempo de usufruir os mesmos, que depois de adquiridos não podem nem se quer ser revendidos.

Por sociedade compreendemos que é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, politicas e culturais. A ideia de sociedade pressupõe um contexto de relações humanas no qual ocorre à interdependência entre todos e cada um de seus componentes, que subsiste tanto pelo caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com