TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Sociais

Casos: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

2º SEMESTRE

ANDRÉ DE PAULA BARROS RA 6945460962

LEANDRO LEMES DO PRADO RA 6718338737

RAFAEL LUCAS CURSINO RA 6967457345

SANDRO DA SILVA JONAS JÚNIOR RA 6506289848

CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA EAD – Ma. Mariciane Moraes Nunes

PROFESSOR PRESENCIAL – ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

JACAREÍ/SP 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03

RELATÓRIO: Os Conceitos de Indivíduos, Sociedade e Cultura, as Diferenças Sociais e a Exploração do Meio ambiente. .......................................................................................04

CONCLUSÃO ........................................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................16

INTRODUÇÃO

As ciências sociais estudam as normas de convivência do homem e dos modos da sua organização social. Nelas estão incluídas áreas como a Antropologia, o Direito, a História, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia Social, a Economia Social, a Política Social, o Direito Social. Essas áreas estudam o comportamento humano, as relações humanas e seu desenvolvimento em sociedade.

Podemos dizer que estas ciências estudam aquilo que não incumbe às ciências naturais. As pessoas têm consciência e a capacidade de desenvolver representações abstratas que têm influência no seu comportamento. Por isso, a interação social rege-se por diversas regras e supostas normas; as ciências naturais (exatas, biológicas e da terra), por sua vez, trabalham com objetos factuais e recorrem ao método científico com maior rigor. As ciências sociais, em geral, não podem preconizar leis universais.

As ciências sociais podem dividir-se naquelas dedicadas ao estudo da evolução das sociedades (arqueologia, história, demografia), à interação social (economia, sociologia, antropologia) ou ao sistema cognitivo (psicologia, linguística). Também se pode falar das ciências sociais aplicadas (direito, pedagogia) e de outras ciências sociais agrupadas no genérico grupo das humanidades (ciências políticas, filosofia, semiologia, ciências da comunicação).

O antropólogo Lévi-Strauss, o filósofo Antonio Gramsci, o filósofo Michel Foucault, o economista e filósofo Adam Smith, o economista John Maynard Keynes, o psicanalista Sigmund Freud, o sociólogo Émile Durkheim, o politólogo e sociólogo Max Weber e o filósofo, sociólogo e economista Karl Marx são alguns dos principais cientistas sociais dos últimos séculos.

RELATÓRIO: Os Conceitos de Indivíduos, Sociedade e Cultura, as Desigualdades Sociais e a Exploração do Meio ambiente.

Para que possamos expor com clareza os conceitos acima citados, iniciaremos com uma definição sobre o que é Interação Social, segundo os autores BERGER, Peter; e LUCKMANN, Thomas em A Construção Social da Sociedade: “Embora seja possível dizer que o homem tem uma natureza, é mais significativo dizer que o homem constrói sua própria natureza, ou mais simplesmente, que o homem produz a si mesmo. É preciso deixar claro que a afirmação segundo a qual o homem se produz a si mesmo de modo algum implica uma espécie de visão prometeica do indivíduo solitário. A auto-produção do homem é sempre e necessariamente um empreendimento social. Os homens em conjunto produzem um ambiente humano (e o repassa às gerações mais jovens), com a totalidade de suas formações sócio-culturais e psicológicas”.

A Interação Social é o processo pelo qual o ser humano interage com outros seres humanos, e o resultado disso é a alteração do meio ambiente em que vivem (natureza) e a criação de um “meio social” o qual os indivíduos se encontram. Os indivíduos são “sujeitos sociais”, os quais vivem em uma realidade construída por fatores diversos (economia, cultura, organização política, relações de poder), assim como as diferentes relações sociais que passam pela família, pela comunidade e pela sociedade como um todo.

Nisso se dá a Socialização: que é o resultado do convívio dos seres humanos em determinado espaço/tempo e, assim, possibilitando a existência de relações humanas que instituem regras, normas, leis e condutas que lhes são próprias.

O processo de socialização acontece em todos os espaços da sociedade, envolvendo e formando os indivíduos como seres socioculturais. Nesse processo, vale destacar a ação de alguns agentes de socialização, como a família, a escola, os grupos de amigos, os meios de comunicação e a religião, por exemplo. Os agentes de socialização se referem a contextos sociais através dos quais a interiorização dos padrões culturais de uma sociedade se realiza, ou seja, são espaços privilegiados para a aprendizagem dos modos de ser específicos de grupos nos quais se inserem os indivíduos e da sociedade em que vivem.

O primeiro espaço de socialização é a família, e é nela que aprendemos as primeiras regras e valores morais do nosso grupo particular e da nossa sociedade. Na escola, aprendemos outras regras, valores e maneiras de comportamento social. A esses aprendizados se somam outros, advindos das relações que construímos com os nossos grupos de amigos, da influência dos meios de comunicação e da religião.

A Sociedade é o meio o qual estão inseridos os indivíduos e, nela, estão contidos fatores econônicos (o modo de produção, a forma como esses indivíduos, conjuntamente produzem e consomem o que lhes é necessário e não), políticos (como se organizam para dividir suas funções em relação a poder, hierarquia social, etc) e culturais (Cultura é o complexo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com