TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Socias

Trabalho acadêmico: Atps Ciencias Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.380 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

Anhanguera de Piracicaba

Ciências Sociais

PIRACICABA/SP

2012

Ciências Sociais

Amanda Marques Bernardino - 3838640167 e-mails: mandinhaamarques@hotmail.com.

Márcia dos Santos Vieira - 4910892473 e-mails: marciadossantosvieira@hotmail.com

Rafaela Cristina Silva - 3825681527 e-mail: rafy.cristiny@hotmail.com

Atividades Prática Supervisionada apresentada à Anhanguera, como exigência parcial para a disciplina de Ciências Sociais do curso de Ciência Contábeis, sob orientação do Profª. HELENROSE APARECIDA SILVA PEDROSO COELHO

Sumário

1. Introdução ....................................................................................................... 2

2. Cultura Indivíduo e Sociedade ...... ................................................................... 3

3. Ênfase - No filme. Temática Abordada............................................................. 4

3.1 Trabalho...........................................................................................................4

3.2 Consumos de Trabalho.....................................................................................5

3.3 Sociedade.........................................................................................................5

4. Divergências Sociais...........................................................................................6

4.1 Desigualdades Raciais......................................................................................6

4.2 Desigualdades de Renda................................................................................. 8

4.3 Desigualdades de Condições de vida...............................................................9

5. Meio Ambiente – Desmatamento e Consciência................................................10

6. Conclusão...........................................................................................................11

7. Bibliografia.........................................................................................................12

Introdução

Ciências Sociais é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Veremos a seguir, os significados de cultura, indivíduo, sociedade, trabalho, consumo do trabalho, etc. Falaremos também sobre as divergências sociais: desigualdade de renda, de condições de vida e racial. Abordaremos ao final sobre o meio ambiente, desmatamento e consciência. Aprenderemos um pouco dessa ciência que estuda os aspectos sociais humanos.

2

Cultura, Indivíduo e Sociedade

A cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, regras sociais, instruções, entre outros em um grupo. É à maneira de vivência de uma sociedade.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade, um guia indispensável em todos os campos da vida. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a uma dada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever o comportamento desta mesma. Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. Como por exemplo: se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência dos padrões culturais lhe proporciona essa segurança.

O individuo, é uma pessoa da sociedade. Torna-se por um indivíduo um representante da sociedade. Sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. É um sistema de símbolos, valores e normas, como também um sistema de posições e papéis.

Em outras palavras, a sociedade é que controla as ações individuais. O individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (que não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.

A vida em sociedade sempre é originaria de problemas, onde os indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lidar com as frustrações e sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com