TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Etapa 3

Trabalho Escolar: Atps Contabilidade Etapa 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

Entendimentos de definição e critérios de avaliação de ativo, passivo e patrimônio líquido.

A contabilidade tem por objetivo o patrimônio administrável e em constante alteração. Sua finalidade é controlar o patrimônio fornecendo informações a quem dela necessitar, mantendo o planejamento que consiste em adotar um modelo de ações dentre diversos outros possíveis, podendo abranger toda a entidade, com a mudança do comportamento até hoje adotado, ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organização. A informação contábil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padrões, torna claras as situações futuras. A informação contábil apresenta-se como o indicador da situação patrimonial tornando possível a verificação do desempenho da organização em atingir as metas traçadas. Como consequência, e pelo possível retorno no caso de êxito no atingimento das metas e políticas delineadas, a informação contábil além de meio de comunicação é uma forma de promover a motivação de todo o corpo organizacional. Com todas essas informações que são de suma importância, seu usuário tem acesso a tudo o que ocorre dentro daquela entidade, para saber tudo o que se de maneira coerente e precisa em seu ativo, passivo e patrimônio liquido, tendo em vista que não há devedor sem que haja um credor, então podemos entender o que vem a ser o ativo e o passivo de uma entidade onde o ativo parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa). É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa. As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez. É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem, no futuro, benefícios econômicos para a entidade, deve ser compreendido como o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados de forma a gerarem mais recursos financeiros e econômicos. A finalidade de uma empresa é o lucro, e o Ativo é a aplicação de bens e direitos de modo a produzir lucro. Para que algo possa ser considerado um ativo, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: constituir bem ou direito para a empresa, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios (ou expectativa de benefícios) para a empresa. O dinheiro é o ativo por excelência, pois é o meio de troca da economia e sua liquidez é plena. As contas deste grupo não se encerram com a apuração do resultado do exercício e podem ser debitadas ou creditadas, mas para a avaliação do ativo de entidade existem alguns critérios: Direitos, Títulos de Crédito e quaisquer Valores Mobiliários.

1. Os direitos e títulos de crédito, e quaisquer valores mobiliários serão avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor;

2. Excluem-se os já prescritos;

3. Efetuam-se as provisões adequadas para ajustar o valor provável de realização;

4. O custo de aquisição poderá ser aumentado, até o valor de mercado, para registro de correção monetária, variação cambial ou juros acrescidos.

Estoques

Os estoques serão avaliados pelo custo de aquisição/produção ou mercado, entre os dois o menor. Se o preço de mercado for menor do que o custo, faz-se a provisão para ajuste ao valor de mercado.

Investimentos Relevantes em Sociedades Coligadas e Controladas

Serão avaliados pelo preço de custo, corrigido monetariamente e ajustado pelo método da equivalência patrimonial, ou seja, com base no patrimônio da coligada ou controlada.

Investimentos em forma de ações ou quotas que não sejam em Coligadas ou Controladas, ou mesmo os feitos em tais empresas, porém Irrelevantes.

Serão avaliados pelo custo de aquisição, corrigido monetariamente, deduzido de provisão para perda provável na realização de seu valor, quando esta perda estiver comprovada como permanente.

Demais Investimentos

Serão avaliados pelo custo de aquisição corrigido monetariamente, deduzido da provisão para perdas prováveis na realização de seu valor, ou da provisão para redução ao valor de mercado, quando este for inferior.

Imobilizado

Os bens do imobilizado serão avaliados pelo custo de aquisição corrigido monetariamente, deduzido da depreciação, amortização ou exaustão acumulada e acrescido eventualmente do valor de reavaliação efetuada.

Como não existe um devedor sem que haja um credor a empresa além das contas do Ativo também possui as contas do passivo que representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros em relação à contabilidade tem como significado a soma dos saldos credores de diversas contas, onde as mesmas podem estar anotadas ao lado do ativo, o passivo na contabilidade corresponde basicamente ao saldo das obrigações devidas a terceiros. Pois nessa via de mão dupla entre o ativo e o passivo os valores devem bater exatamente iguais, caso isso não ocorra e necessários que todo o ativo e o passivo daquela entidade seja revisado ate o erro ser encontrado, assim o usuários tem um conhecimento parcial sobre os ativos das empresas sabendo que os passivos também existem, um exemplo disso e o passivo Circulante: inclui todas aquelas contas que refletem dívidas ou obrigações que a entidade econômica deve eliminar no próximo ano, contas a pagar e impostos a pagar, por exemplo. Como na avaliação do ativo, o passivo também possuiu critérios para ser avaliado, no balanço, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

I – As obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive imposto de Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão computados pelo valor atualizado até a data do balanço;

II – As obrigações em moeda estrangeira, com clausula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de cambio em vigor na datado balanço;

III – As Obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

Lei 6.404, art.184.

Depois da mensuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com