TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Ciencias Sociais

Dissertações: Atps De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  3.121 Palavras (13 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA.

ATPS.

Curso: Ciências Contábeis 2° período

Disciplina – Ciências Sociais

Teresina, 28 de Novembro de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA.

ANÁLISE SOBRE A TEMÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE.

ATPS – ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE SOB A ORIENTAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL CLAYTON RIOS.

Teresina, 28 de Novembro de 2012.

INTRODUÇÃO

Ciências sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

Seja a sociedade simples ou complexa, todos possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.

É comemorado em 05 de novembro, o Dia Nacional da Cultura.

Podemos definir Indivíduo como um sujeito singular, particular. É a unidade que compõe um grupo. A vida em grupo é que transforma o animal homem em um ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características humanas.

Anício Mânlio Torquato Severino Boécio (480-525), foi um filósofo, estadista e teólogo romano mais conhecido por Boécio, diz: "Chama-se de indivíduo aquilo que não pode ser dividido por nada, assim como a unidade ou a mente.

A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas (estudadas pelas ciências sociais como a sociologia e a antropologia), também existem as sociedades animais (estudadas pela sociobiologia ou a etologia social).

As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e o seu entorno se interrelacionam num projeto comum que lhes outorga uma identidade de pertença. O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, econômicos e políticos. Na hora de analisar uma sociedade, são tidos em conta fatores como o grau de desenvolvimento, a tecnologia alcançada e a qualidade de vida.

A sociedade existe desde o próprio aparecimento do Homem, apesar de a sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história. A sociedade do homem pré-histórico estava organizada numa forma hierárquica, em que um chefe (o mais forte ou sábio do grupo) ocupava o poder. Na Grécia Antiga, a tendência absolutista do poder começou a variar, já que as classes inferiores da sociedade puderem chegar a certos sectores de destaque na tomada de decisões através da democracia.

No final do século XVII, com a Revolução Francesa, a organização social mudou radicalmente: desde então, qualquer pessoa pode subir para uma classe superior da sociedade.

A CLASSE OPERÁRIA CHEGA AO PARAISO

O filme fala da fabrica BAN onde eram produzidas peças para motores. A fabrica utiliza o sistema de metas, onde os operários são submetidos a grandes jornadas de trabalho e ganham pouco. No filme um sindicalista diz, na entrada da fabrica, que quando produziam 1000 peças por dia ganhavam 300 liras, hoje produzem 3000 peças e ganham o mesmo salário.

Os operários são recebidos ao som de auto-falantes orientando que cuidem bem das maquinas, que cuidem delas com carinho. Para não diminuírem a produção são obrigados a trabalharem em pé e se não cortarem o cabelo tem que usar touca. Para demonstrar revolta alguns chegam a cuspir na maquina em que trabalham.

Lulu é um operário que devido a sua produtividade passa a ser o parâmetro para os outros trabalhadores da fabrica. Os colegas o chamam de “puxa-saco” do patrão e acham que deveria se empenhar em diminuir as metas, não em aumentá-las. Lulu demonstra desprezo e considera os colegas uns preguiçosos. Ele sabe que qualquer um pode fazer seu trabalho, fica claro quando diz que ate um macaco pode fazer. Ele também acha que conversa durante o trabalho distrai fazendo com que entre uma fala e outra perca 30 liras. Ele se sente injustiçado pelos colegas o criticarem. Também tem problemas com a mulher que o cobra a falta de sexo, dizendo que cada dia ele inventa uma desculpa diferente. Então ele tenta jogar a culpa na mulher, dizendo que tudo nela é falso: os cabelos, as tetas e unhas. Lulu sonha com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com