TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Ciencias Sociais

Exames: Atps De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA UNIDERP/ PÓLO ACARAÚ

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS

PROFESSOR: CLAUDIA REGINA BENEDETTI

“CIENCIAS SOCIAIS E SUA APRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE”

EQUIPE:

KARLA MAYRLA R° MONTEIRO RA: 374341

MARIA EMANUELA DA SILVA RA: 353935

LISLÂNDIA MARTINS NEVES RA: 356153

SABRINA ÉRIKA DOS SANTOS MUNIS RA: 381536

KAROLINE PEREIRA DA COSTA RA: 372197

ACARAÚ-CE/ 27 DE NOVEMBRO DE 2012.

INTRODUÇÃO

Antes de tudo vamos entender o conceito de Cultura, Indivíduo e Sociedade, segundo o dicionário de sociologia.

• CULTURA. Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece.

• INDIVIDUO - é o ser apenas biológico, que se distingue de pessoa social.

• SOCIEDADE- Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum.

Dias em seu livro de sociologia geral diz que, Cultura é algo que está dentro de todo ser humano, o individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos, portanto todos os grupos humanos possuem culturas, cada um seguindo os seus pontos de vista do que é certo ou errado e a partir do momento que julgamos a cultura do outro , estamos utilizando da nossa própria cultura, do que consideramos ser bom, ou correto, e não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, existe apenas culturas diferentes.

Desde muito tempo o homem sempre foi acostumado a viver em grupo, os nômades nunca andavam sozinhos, os homens das cavernas também não, ou seja, não faz pouco tempo que o homem acostumou-se a viver em sociedade, quando uma pessoa vive sozinha, ela é chamada de esquisita, pois não quer ter convívio, ou seja, a própria sociedade não aceita o indivíduo viver sozinho.

A cultura é transmissível por uma herança social, e não pela herança biológica, é por isso que muitos autores falam que o ser humano ao nascer não nasce com todas as características, pois muitas são adquiridas no decorrer da sua vida, com a convivência com pessoas, seja, na sua família, na sua escola, no meio em que vive, a esse processo onde o ser humano aprende a ser individuo que faz parte da sociedade dar-se o nome de socialização.

Podemos até dizer que temos ai um paradoxo, pois a sociedade é construída pelo homem, e ao mesmo tempo em que ele a constrói, ele é influenciado e moldado por ela.

Dias, sociologia geral diz que socialização é quando o ser humano aprende maneiras de agir, pensar e sentir. A socialização do individuo em uma sociedade permite que ele tenha sua própria personalidade, que é o que o diferenciará dos demais seres humanos, e o que também fará com que ele se identifique com pessoas que pensam do mesmo modo que ele. O ser humano é um produto da interação social. Os valores sociais são ideais que a sociedade impõe aos seus membros, esse ideal orienta os pensamentos e atos dos individuos. Ou seja, os valores é aquilo que eles vão levar para moldarem suas vidas, e juntamente com o conhecimento julgaram o que é melhor para eles.

A partir desse envolvimento entre os grupos sociais surgiram conhecimentos, surgirão novas perguntas. E o que é conhecimento? Conhecimento pode ser definido como a interpretação que o individuo faz da sua realidade, e a realidade, a qual tem consciência, o que conhecemos dela, é um produto da sociedade.

Segundo Berger e Luckmann (1985) é preciso, antes de qualquer coisa, entender os termos “realidade” e “conhecimento”. Em seu Dicionário de Filosofia, Blackburn (1994) define a realidade como “aquilo que existe”, mas coloca a questão de se saber o que existe relacionada às dúvidas de caráter filosófico. Entre elas, se a realidade inclui a mente tal como a matéria, ou a matéria tal como a experiência. O conhecimento, por sua vez, refere- se às questões centrais como sua origem, o lugar da experiência e da razão, além de sua relação com a certeza e o erro.

Existe uma forte relação entre o individuo e o mundo social, relação essa que é entendida pela visão de mundo que o individuo tem, que é o que ele toma para se e que chama de conhecimento.

Sempre haverá um individuo que vai querer ser melhor que o outro, que vai julgar a cultura do outro como sendo ruim, pois a sociedade não tem como ter o controle, de manter uma socialização perfeita, pois se uma coisa esta sendo aceita por toda a sociedade, algum individuo não vai aceitar, pois ele vai pensar de modo diferente, e é a partir dai que surgem os conflitos, mais os conflitos fazem parte do cotidiano das pessoas, pois é a partir dai que surgem novos conhecimentos.

A vida cotidiana apresenta-se como uma realidade interpretada pelos homens e subjetivamente dotada de sentido para eles na medida em que forma um mundo coerente

(BERGER, LUCKMANN, (1985) p.35)

DESENVOLVIMENTO

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?

A sociedade atual abrange diversas relações sociais como: relações culturais, econômicas, religiosas, políticas, pedagógicas, familiares, etc.

O cotidiano de nossa sociedade também retrata no nosso trabalho as formas de interação, pois nesse ambiente acontece comunicação entre os indivíduos. O filme classe operária vai ao paraíso trouxe a realidade que através da interação social, os operários conseguiram influenciar uns aos outros, conquistando alguns dos seus direitos em conformidade com os sindicalistas. Um exemplo de interação é a televisão, pois mesmo sendo um meio físico, fica claro como a televisão influencia os telespectadores, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com