TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Atps De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  3.600 Palavras (15 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 15

POLO UNICINT - Escola Nova Pedagogia

Curso de Administração

2º SEMESTRE

Ciências Sociais

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Tutora à Distância: Camila Santos Ovídio

Tutora Presencial: Liliam Patrícia de Albuquerque

Cuiabá – MT

25 de Novembro/2012

INTRODUÇÃO

As Ciênciais Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando–se portanto no mundo Social, e assim como as Ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método cientifico. E, da mesma forma que as ciências naturais também são divididas em campos especializados, tais como; cultura, individuo socieal, estrutura social, disigualdade social, e assim por diante. Apresentam do mesmo modo subdivisões mais especializadas como a sociologia que apresenta a sociologia rural, a sociologia da religião, a sociologia do conhecimento e outras.

Ao afirmarmos que a sociologia é o estudo cientifico da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, utilizamos métodos científicos para a abordagem dos diversos fenômenos sociais existentes nas diferentes sociedades humanas.

Para compreendermos melhor como a sociologia tem uma importância função, tomemos como exemplo a pobreza. Se perguntarmos ás pessoas qual a causa da pobreza, ou que pode ser feito para diminuí-la ou até mesmo erradicá-la teremos opiniões as mais variadas e até mesmo contraditórias. E, de um modo geral muito irão culpar os indivíduos pela sua condição econômica. Na realidade, ao olharmos as pessoas pobres não encontraremos uma explicação para fenômeno.

No nosso exemplo acima, e também do trabalho, o fenômeno da pobreza será explicado de um ponto de vista sociológico como produto de uma série de relações sociais existentes na sociedade, as quais mantêm um padrão de dominação de uma classe (ou grupo) sobre outras (ou outros) preservando um tipo de exploração que mantém grandes parcelas da sociedade na pobreza. Ou seja, do ponto de vista da sociologia, o individuo não é responsável pela sua condição social, ele é pobre fruto das relações existentes entre diferentes grupos na Sociedade.

CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

Cultura;

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimentos, adquirido a partir do convívio social.

Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

Embora com conteúdos diferentes, todas as culturas apresentam alguns elementos básicos que são: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma, e a tecnologia.

Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e idéias sobre a natureza da vida. Os indianos que seguem o budismo acreditam que sua alma reencarna em animais e objetos. Para um ocidental que segue a religião cristã essa crença não tem nenhum significado.

Valores são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, certo, bonito, os valores influenciam o comportamento das pessoas e servem como um critério par avaliar as ações de outros.

Normas traduzem crenças e valores em regras específicas para o comportamento, detalham aquilo que pode e que não pode ser feito.

As Sanções são as punições e recompensas que são utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas.

Símbolos são definidos como qualquer coisa que carrega um significado particular reconhecido pelas pessoas que compartilham uma determinada cultura.

O Idioma é um elemento-chave da cultura. Considerando que outros animais se comunicam por Sinais (sons e gestos cujos significados são fixos). O idioma é um sistema de símbolos que permitem os membros de uma sociedade comuniquem-se uns com os outros.

A Tecnologia estabelece um parâmetro para a cultura e não só influência como as pessoas trabalham, mas também como eles se socializam e pensam sobre o mundo.

Elementos Culturais Interdependentes;

A cultura estrutura-se como um todo nas diferentes sociedades, formando sistemas culturais. Um todo complexo porque compreende um conjunto de elementos interdependentes que se inter-relacionam de forma harmoniosa numa dada sociedade. Que identificamos: Traço cultura, Complexo cultural, Subcultura e o Padrão cultural.

O Individuo e a Sociedade:

A sociologia é a parte das ciências humanas estuda o comportamento humano em função do e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência.

Os Principais Agentes De Socialização;

Podemos identificar cinco principais agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e os grupos de referência.

A família é o principal agente de socialização, é o agente básico e o mais importante no qual o indivíduo é influenciado num primeiro momento ao nascer, e mantém essa influência de alguma forma durante significativa parte da sua vida.

A escola transmite, particularmente, às crianças a experiência de ligar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar.

Os grupos de “status” aumentam sua importância para o processo de socialização com o avanço da idade do indivíduo.

Os meios de comunicação de massa – particularmente a televisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com