TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabilidade Gerencial

Trabalho Escolar: Atps De Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  4.727 Palavras (19 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, podem-se conceituar os sistemas de informação como aplicativos que organize os dados da empresa e os transformem em informações geradas em relatórios. A tecnologia da informação auxilia as empresas que desejam manterem-se competitivas, pois além dela propiciar produtos melhores e mais modernos, faz também da informação, um instrumento eficiente de gestão empresarial para a tomada de decisões. Com isso, esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância sobre a utilização dos sistemas de informação contábil como componente de auxilio na tomada de decisão.

ETAPA 1 – Aula – tema: Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil

Passo 1 e 2

Sistema de informação contábil

A contabilidade gerencial usa como fundamento a construção de um sistema de informação contábil que é voltado para as áreas de registro contábil, escrituração e contabilidade financeira, com essas ferramentas cria-se um sistema que atende às necessidades de informações dos administradores para que possam reger sua entidade.

Este sistema é formado por um conjunto de informações contábeis, pode ser definido com um conjunto de informações com recursos humanos, materiais, tecnológicos e etc. agregando assim uma sequencia lógica para que os dados sejam transformados e assim permitindo uma organização melhor a fim de permitir o cumprimento de seus objetivos principais.

A elaboração de um sistema de informação contábil

Para que se possa elaborar deve-se abordar a necessidade de dois tópicos básicos:

Necessidade como informação: esta deve ser elaborada para atender os consumidores, partindo dessa informação o contador deve realizar um estudo para sua tomada de decisão com relação em analisar uma determinada mercadoria com os custos de competidores.

O outro é controle e planejamento, este deve ser elaborado com base na elaboração de relatórios, pois é necessário que se tenha um conhecimento para desenvolver relatórios com focos diversificados para que se possa obter o controle e entendimento do que se busca planejar e assim manter sempre o controle.

1. Fundamentos:

 Operacionalidade: a realização de relatório dos colaboradores que trabalham com informação contábil que devem ser precisas para que possa ser utilizados claramente por que os utiliza;

 Integração: ocorre quando todas as áreas responsáveis estejam inseridas em um único sistema;

 Custo da informação: nesta etapa deve analisar o custo beneficio para empresa, onde este deve apresentar o menor custo para a empresa.

O sistema de informação deve abranger toda a contabilidade, com informações baseadas em situações de relatividade, também devera incorporar todos os dados quantitativos necessários para que se possa medir e analisar informações com movimento operacional, o sistema contábil abrange vários componentes como: analise financeira, contabilidade financeira, contabilidade internacional, entre outros.

Passo 3: Organograma

Passo 4

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe.

Para PADOVESE (2000:43) “informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real ou percebido para suas decisões correntes ou prospectivas.”

Informação enquanto conceito carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento. Mesmo que informação e dados sejam frequentemente usados como sinônimos, eles realmente são coisas muito diferentes. Dados representam um conjunto de informações não associadas e como tal, não têm utilidade até que tenham sido apropriadamente avaliados. Pela avaliação, uma vez que haja alguma relação significativa entre os dados e estes possam mostrar alguma relevância, são então convertidos em informação. Agora, estes mesmos dados podem ser usados com diferentes propósitos. Assim, até que os dados expressem alguma informação, não possuem valor.

É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da Era do Conhecimento ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na atualidade, a palavra "informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Segundo Bill Gates (PEREIRA:1997), “informação é algo que alguém deseja saber, e está disposto a pagar por ela. A informação não é tangível nem mensurável, mas é um produto valioso no mundo contemporâneo porque proporciona poder”.

A informação é encarada, atualmente, como um dos recursos mais importantes de uma organização, contribuindo decisivamente para a sua maior ou menor competitividade. De fato com um aumento da concorrência tornou-se vital melhorar a capacidade de decisão em todos os níveis.

PADOVESE (2000:44) descreve que o conceito de valor na informação está relacionado com:

a) a redução da incerteza no processo de tomada de decisão;

b) a redução do benefício gerado pela informação versus o custo de produzi-la;

c) o aumento da qualidade da decisão.

O valor da informação está relacionado com o efeito, positivo ou negativo, que ela tem sobre os processos decisórios. Se a informação fornecida proporcionar condições para uma decisão adequada, então ela terá valor. Caso contrário, terá pouco ou nenhum valor e muitas será desprezada.

Os sistemas de informação são utilizado pelas empresas principalmente para agilizar o processo de tomada de decisão, disponibilizando informações oportunas e em tempo real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com