TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia

Ensaios: Atps De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Setor de produtos de limpeza cresce em 2012 e assina pacto setorial com Ministério do Meio Ambiente

Assinatura do Pacto Setorial. Da esquerda para a direita Maria Eugenia Proença Saldanha - presidente executiva da Abipla; Marcos Angelini ? presidente da Abipla e Samyra Crespo - secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. (Foto: Abipla)

A indústria de produtos de limpeza mantém o crescimento de dois a três pontos percentuais acima do PIB, registrando 3,5% de aumento no faturamento com R$14,9 bilhões. Levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) em parceria com a FGV Projetos indicam ainda aumento no número de empregos gerados no ano de 3,8%. Atualmente, o setor emprega 45,5 mil pessoas.

Para o setor, o crescimento é expressivo para um ano de economia retrátil como foi o de 2012 e da carga tributária incidida sobre o setor, que é uma das mais altas, estando acima da média nacional. Só em 2011, os investimentos do setor foram de R$ 473 milhões, 8% a mais que em 2010, apesar da carga tributária de 39% ao ano.

Os resultados reforçam a maturidade do setor no mercado e refletem a importância dos produtos de limpeza nos domicílios brasileiros. O consumidor brasileiro está mais atento às novidades e disposto a comprar produtos que, além das funções tradicionais de limpar e desinfetar, agregam praticidade e sensação de bem-estar, proporcionando um clima mais agradável. Entre as categorias que mais crescem em volume estão purificador de ar, limpadores multiusos, panos de limpeza e inseticidas.

Para o próximo ano, a expectativa da indústria é continuar a crescer entre dois e três pontos percentuais acima do PIB, baseado no aumento do poder aquisitivo da população e em três pontos importantes, que sustentam a tendência para o setor: os investimentos da população em habitação; o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho e a conscientização da população para a importância dos produtos de limpeza para a saúde.

As cinco frentes de trabalho prioritárias da Abipla continuam a nortear as ações do setor para consolidação do crescimento, são elas: a Agenda Tributária, o Combate à Informalidade, os Assuntos Regulatórios e Ambientais, o Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, a Legalidade e as Relações Trabalhistas.

Sustentabilidade

A indústria de produtos de limpeza é a primeira do setor de consumo a assinar o Pacto Setorial com o Ministério do Meio Ambiente para a Sustentabilidade. Um marco para o setor, que desde 2008 investe no Programa Movimento Limpeza Consciente, sustentado nos pilares do Programa de Mobilização para a Regularização de Empresas no Setor de Saneantes; no Programa Consumo Responsável; no Programa de Responsabilidade Pós-Consumo e no Programa de compactação/concentração de produtos.

Pelo Pacto Setorial, a indústria se compromete com a divulgação e esclarecimento do uso adequado dos produtos de limpeza junto aos consumidores e no engajamento e adesão dos fabricantes, enquanto o Ministério do Meio Ambiente se responsabiliza por monitorar os resultados e dar legitimidade e reconhecimento público às ações, apoiando e dando todo o suporte técnico necessário para as ações derivadas do Pacto Setorial.

A iniciativa sela o Plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com