TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Estatistica

Artigo: Atps De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Ana Lídia Souza dos Santos RA: 4311794007

Arenilde Nunes Vasconcelos RA: 3876735074

Eva Lúcia Corrêa RA: 4300067758

Sidney Wolney RA: 3805611289

Wilson Ferreira da Silva RA: 4351858797

As Ciências Sociais e sua representação na Sociedade

Val paraíso GO

2012

Ana Lídia Souza dos Santos RA: 4311794007

Arenilde Nunes Vasconcelos RA: 3876735074

Eva Lúcia Corrêa RA: 4300067758

Sidney Wolney RA: 3805611289

Wilson Ferreira da Silva RA: 4351858797

As Ciências Sociais e sua representação na Sociedade

Trabalho do curso de Administração apresentado a Faculdade Anhanguera matéria Ciências Contábeis. Professora Maria Claudia Regina Benedetti.

Valparaíso GO

2012

Introdução

Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, estudos da comunicação, economia, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, psicologia social, direito e sociologia.

Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, etc., tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente.

As ciências sociais debruçam-se sobre a mesma realidade social ou “fenômeno social”, só que com “olhos” diferentes.

As diversas Ciências Sociais denominam-se de sociais por se debruçarem sobre realidades Sociais ou fenômenos da realidade Social. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenômeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das Ciências Sociais.

Todas as ciências sociais têm como objetivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens.

Todas as ciências sociais se preocupam com o comportamento humano, mas embora elas compartilhem o mesmo tema básico, cada ciência sociais aborda um aspecto diferente do comportamento. Os sociólogos estão principalmente interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultural se inter-relacionam.

A sociologia surgiu em um contexto que coincide com os derradeiros momentos de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. Sendo a sua criação resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. De acordo com Carlos Martins, a palavra sociologia surge por volta de 1830, como consequência da revolução francesa e industrial, que a precipitaram e tornaram possível a sociologia. foi com augusto comte em 1839, no seu curso de filosofia positiva,que pela primeira vez usou-se a palavra sociologia.embora ele seja considerado o pai da sociologia, foi Emile Durkhein que a sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu.

Etapa 1

Sociologia - O significado de cultura, indivíduo e sociedade.

Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. O objetivo da sociologia é tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.

Augusto Comte (positivista2): “as sociedades estavam em estado de caos social, era necessário restabelecer a ordem nas ideias e nos conhecimentos”. Comte estabeleceu as bases iniciais do que seria uma ciência social, abriu perspectivas para um novo campo de pesquisa científica o qual se ocupou dos fenômenos sociais.

Surgimento da Sociologia: mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica (Revolução Industrial) iniciada no século XVIII. Influência também da Revolução Francesa de 1789.

A sociologia surge como constituição de um saber sobre a sociedade, ela constitui uma resposta intelectual ás nova situações colocadas pela revolução industrial.

O “conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia”. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o «permitido» e o «interdito» da vida social. Assim, a monogamia – ser fiel a um único parceiro matrimonial – é um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Em muitas outras culturas, uma pessoa é autorizada a ter várias esposas ou esposos simultaneamente. As normas de comportamento no casamento incluem, por exemplo, como se espera que os esposos se comportem com os seus parentes por afinidade. Em algumas sociedades, o marido ou a mulher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com