TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Movimentos Sociais

Ensaios: Atps De Movimentos Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO TAGUATINGA FACNET

Fundamentos das Politícas Sociais

CURSO: Serviço Social

SÉRIE : 4º Semestre

DISCIPLINA: Fundamentos das Politícas Sociais

TUTOR PRESENCIAL: Joana Calistro

TUTOR À DISTÂNCIA: Maria Edilene

COMPONENTES DO GRUPO:

CAMILA SAMARA ROSA RA: 2353407347

INDIARA ROCHA DO NASCIMENTO RA: 3341553354

FRANCISCA ADRIANA DA SILVA RA: 2315365880

MARIA NEUDIVANIA DE OLIVEIRA RA: 2330434128

VIVIANE FONSECA FERREIRA RA: 2307351545

ÍNDICE

1. Introdução …................................................................................ 3

2. O que é política? …...................................................................... 3

3. O que faz um Educador Social e sua atuação na política? …....... 4

4. Na visão do Assistente Social o que é política? …........................4

5. Relatório sobre o Filme Ghandi …................................................ 5

6. Direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 …....6

7. Conclusão …..............................................................................7

8. Referências Bibliográficas..........................................................8

1. INTRODUÇÃO

A ATPS que estamos realizando designa aos fundamentos das políticas sociais, onde poderemos verificar a atuação dos profissionais de Assistência Social sobre a formulação das políticas existentes no País. Que através de planejamento, organização e administração às políticas sociais e públicas podem garantir direitos e benefícios à população. E que o Assistente Social poderá contribuir de acordo com os compromissos éticos da sua profissão as demandas do País junto às políticas públicas e sociais.

2. O que é Política?

1- POLITICA- é arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. É a liberdade de se expressar e de ter uma opinião.

2- POLITICA- é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativo à pólis, ou cidade-estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado, quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

3-POLITICA- denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa).

4- POLITICA- denomina-se a política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente pelo povo.

3. O que faz um Educador Social e sua atuação na Política?

Na visão do nosso grupo, um Educador Social trata-se de um profissional da área social pouco conhecido. Ele tem um papel fundamental para a sociedade, principalmente através das políticas sociais de um País. É um profissional que tem a capacidade de agir em diversas áreas da população, pois, ele tem em seu currículo uma experiência de educação e intervenção sobre a sociedade e múltiplas situações acumuladas através da sua profissão de Educador Social.

"Segundo Haro Andrés Escarbajal de;" La Educacíon Social en Marcha", Nau Llisbres Valencia, 1998: A Educação Social é orientada para a polivalência de modo a dar respostas ajustadas e compreensivas aos problemas sociais, e de contribuir para a sua melhoria."

4. Na visão do Assistente Social o que é Política?

Para o Assistente Social a política refere-se há várias formas de intervenção e regulamentação do Estado sobre as questões sociais do País. Através de movimentos sociais que dão visibilidade das diversas situações que ocorrem publicamente, com objetivos de conscientizar as demandas dos cidadãos. De acordo com a Legislação a "Assistência tornou-se uma política de responsabilidade do Estado, direito do cidadão e, portanto, uma política estratégica no combate à pobreza e para a constituição da cidadania das classes subalternas." A Assistência Social é considerada uma política de seguridade social. Na visão do Assistente Social as políticas sociais e públicas andam juntas para um melhor desempenho na área social do País, com certas atuações dentro do poder político visando acima de tudo uma melhoria à população.

4. Relatório sobre o Filme Ghandi

O filme Gandhi, nos mostra muitas realidades que são vivenciadas em nossa sociedade brasileira com muitas desigualdades sociais: corrupção, onde os políticos sempre visando à soberania impondo suas leis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com