TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Planos E Projetos De Intervenção Social

Artigo: Atps De Planos E Projetos De Intervenção Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  2.035 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CRESCIMENTO E DEPENDÊNCIA.

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - SÉRIE 5

SIMONE DA SILVA BATISTA CAMARGO RA: 1102000764

ROSÂNGELA APARECIDA RAMOS PEREIRA RA: 4300066267

MARIA APARECIDA DA SILVA RA: 2327413799

REGINA DE CASSIA OLIVEIRA RA: 2306308552

MARIALVA SAVIETTO RA: 2340447141

PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: Sabrina Simielli Lira

PROFESSOR DA MATÉRIA: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

JUNDIAÍ

2012

INTRODUÇÃO

Para que possamos entender o desenvolvimento de um País, Estado, Município, Região ou Bloco é necessário que tenhamos dados concretos da situação que pretendemos analisar e criar ferramentas, para este entendimento.

Para que esses dados sejam claramente entendidos, se criam mecanismo de cálculos organizados de forma que se tenha uma linguagem comum para todos , criando-se assim uma linguagem universal de entendimento e análises.

A atuação da Política Social só pode ser exercida, mediante as necessidades apontadas de uma maneira concreta e legível, fornecendo dados e subsídios para a análise dessas necessidades (demandas), e de seus caminhos para a concretude das ações.

Quando se atua na Área Social é fundamental conhecer estes mecanismos, para que possamos entender o contexto da situação Socioeconômica que se faz necessária a atuação ou Intervenção, isto no contexto não só territorial, mas, de maneira ampla abrangendo toda a situação.

No trabalho a seguir, apresentamos de maneira sucinta, algumas dessas ferramentas e seu impacto no Desenvolvimento Econômico, para que possamos entender o mecanismo que será utilizado para medir o Crescimento, Desenvolvimento de um Bloco, Região, País, Estado, Município.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CRESCIMENTO E DEPENDÊNCIA.

Ao longo dos anos se criou a necessidade de mensurar calculos que distingui-se as diferenças sociais entre países, cidades, regiões, grupos, etc. O Índice de Gini é uma medida usada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. A Curva de Lorenz é uma representação gráfica que permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade. O Índice de Desenvolvimento Econômico Humano (IDH) é uma medida comparativa entre países, pelo seu grau de desenvolvimento humano (a renda, medida pelo PIB per capita; expectativa de vida ao nascer; educação), e assim classificar os países como desenvolvidos, em desenvolvimento (médio e alto) e subdesenvolvidos. Anualmente o IDH é divulgado e atualizado pelo Programa das Nações Unidas. O BIP (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa região, país, estado ou cidade, em um determinado período, é um dos indicadores mais utilizados para identificar a atividade econômica de uma região.

Todos estes índices têm como objetivo mostrar e se chegar a dados e números que expliquem e compare o desenvolvimento econômico de um grupo, cidade, Estado ou mesmo um país em relação a outro, com uma complexidade já que desenvolvimento se distingue de crescimento que não se preocupa com o social e o desenvolvimento engloba tanto o político, o social e o econômico, então discutir o assunto nos leva a repensar tais dados quando nos apresentados.

Vários são os conceitos citados por autores e que dão diferentes implicações sobre desenvolvimento econômico e crescimento econômico, parar Bresser "desenvolvimento econômico implica não apenas aumento de renda per capta, mas transformações estruturais da economia", já que o desenvolvimento implica em igual distribuição de renda, pelo desenvolvimento social e político com mais democracia e uma economia voltada na sustentabilidade. O próprio processo histórico com as revoluções e acontecimentos levaram a princípios de desenvolvimento econômico que engloba não só o aumento da renda per capta, mas a construção de direitos conquistados pela sociedade moderna e está ligada com os direitos de cidadania, cujos objetivos políticos foram adotados e buscam na sua generalização a construção de um verdadeiro e amplo sentido de desenvolvimento econômico, objetivos estes que buscam: a segurança interna e a paz, a igualdade com os direitos civis, democracia como direito político, justiça social com a confirmação dos direitos sociais e mais recentemente com a proteção do ambiente com desenvolvimento voltado a sustentabilidade, ou seja, ainda que o IDH seja o índice mais usado para comparar o desenvolvimento econômico, onde se leva em consideração em grande parte a renda per capta, o próprio percurso da história do capitalismo, onde se estimula a competitividade entre países, desenvolve outros critérios que diferencia crescimento de desenvolvimento econômico.

No Brasil o desenvolvimento econômico, que desde a escravidão, já se baseava em uma economia voltada ao estrangeiro, onde todo o capital não era concentrado em benefício do próprio país e posteriormente a esse período, na década de 1929 com a crise mundial do capitalismo, o Brasil se estabelece com um crescimento industrial, onde construiu um mercado nacional para a indústria, porém concentrada apenas em São Paulo se tornando o Estado mais industrializado, mas que é prejudicado pela grande crise mundial iniciada pela Segunda Guerra mundial. A partir da década de 50 inicia-se assim um novo período econômico onde a industrialização se baseava na produção de bens perecíveis e semiduráveis de consumo, mas que não proporcionava grandes retornos a economia, pois necessitava da industria de bens intermediários e a indústria de bens de capital (indústria pesada), iniciando-se assim, com os Estados Unidos, a introdução das multinacionais no país, em que todo o capital basicamente é transferido para o país de origem, desde então o país sofreu com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com