TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Serviço Social

Trabalho Universitário: Atps De Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE JUNDIAÍ

Curso Serviço Social – Quinto Semestre 2014

Disciplina Desenvolvimento Econômico

ATPS Desenvolvimento Econômico

Nome RA

Ariane Aparecida Wiermann Silva 5321983991

Vilma de Oliveira Sousa 4947931547

Professor EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Professor Tutor Presencial: Ana Iza G. Bianchin

Professor Tutor a Distância: Valéria Rossi Lorenço

28 de Maio de 2014

Jundiaí/SP

SUMÁRIO

I-INTRODUÇÃO PAG.. 02

II- DESENVOLVIMENTO PAG. 02 Á PAG. 03

III-ETAPA- 01 PAG. 02 Á PAG.. 08

IV-ETAPA- 02 PAG. 08 Á PAG. 16

V-CONCLUSÃO PAG. 17

VI-REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA PAG.18

Introdução

O presente trabalho contará com a apresentação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, o Índice de Gini e a Curva de Lorenz. Tem como objetivo a elaboração de um Artigo Cientifico, onde serão analisadas as principais medidas no desenvolvimento econômico entre países comparando aspectos das economias e também analisar outros dados e indicadores dos Países do BRICS- Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul.

O desenvolvimento econômico implica não apenas aumento da renda per capita, mas transformações estruturais da economia.

DESENVOLVIMENTO

Etapa- 1

Segundo Bresser Pereira o desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural, institucional ou cultural. É o aumento sustentado dos padrões de vida possibilitado pelo aumento da produtividade de determinadas atividades e/ou pela transferência da mão de obra dessas para outras atividades com maior valor adicionado Per capita porque envolvendo maior conhecimento. É o aumento dos salários causado direta ou indiretamente por esse aumento da produtividade e essa concentração da população de um Estado- Nação nas atividades de maior valor adicionado.

PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)

PIB: índice importante para medir o crescimento econômico de um país.

PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

Cálculo do PIB

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB per capita

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

No final dos anos 80, os resultados de estudos originais elaborados por Fernando Fajnzylber se tornaram a base do projeto de transformação produtiva com equidade. Utilizando-se de informações do Banco Mundial, Fajnzylber investigou o ritmo de crescimento anual do PIB (per capta) de diversos países caracterizadas como industrialização tardia, incluindo os países latino-americanos, no período de 1965 a 1986, bem como a variação no nível de equidade desses países, medido pela relação entre a renda de 40% da população de renda mais baixa e 10% da população de renda mais alta. Para países avançados essa relação de equidade resultou num quociente de 0,8, o que significa que os 40% da população de renda mais baixa tinha uma renda equivalente a 80% da renda dos 10% mais ricos, e o crescimento anual médio do PIB para o período analisado foi de 2,4% (Fajnzylber 1990).

ÍNDICE DE GINI

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador de grau de concentração especial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica - um estado, uma região ou mesmo todo um país. Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz - um dos investimentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

A CURVA DE LORENZ

É um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado. O domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou pais, por exemplo. A variável cuja distribuição se estuda pode ser a renda das pessoas. A curva e traçada considerando-se a percentagem acumulada de pessoas no eixo das abscissas e a percentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas. Esta curva foi desenvolvida pelo economista estadunidense Max O. Lorenz em 1905 para representar a distribuição de renda. Em termos práticos, para obter a Curva de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com