TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Economico

Artigo: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

1. RESUMO

Neste artigo cientifico, iremos apresentar o desenvolvimento econômico do nosso país Brasil, comprando com outros países que fazem parte do BRINCS para isso usaremos informações do PIB e IDH. Através destas informações são feitos levantamentos e pesquisas, através de outras fontes e autores, podemos notar vários pontos de vista sobre o mesmo assunto onde cada um a seu modo expões a sua própria visão e critica o assunto discutido. Após o termino deste chegamos a conclusões onde foram colocadas ao final deste artigo cientifico, fizemos este de uma forma clara para a compreensão de todos que o lê.

Palavras-chave: Artigo científico, Normalização, NBR 6022.

2. INTRODUÇÃO

Abordaremos neste um assunto de grande importância que se trata do Desenvolvimento Econômico do país e suas particularidades, o porquê de muitas siglas, para que servem e como usa-las. Também veremos opiniões diversas sobre o mesmo assunto em destaque, vamos visualizar figuras e gráficos, que possam nos nortear e esclarecer algumas curiosidades, dados de pesquisas, e desta forma poderemos ter uma visão mais ampla sobre o nosso Desenvolvimento econômico.

3. DESENVOLVIMENTO

O sistema capitalista estuda o desenvolvimento econômico, onde procura explicações para algumas questões como o porquê de algumas nações serem tão ricas e outras tão pobres, para responder algumas destas questões e que são feitos estudos e pesquisas para tentar reduzir esta desigualdade entre os países ricos e os pobres.

Desta forma precisamos entender um pouco da problemática do desenvolvimento e subdesenvolvimento econômico, o que tem sido motivo de preocupação para os estudiosos da economia politica; pois este buscava explicar o movimento em longo prazo da acumulação do capital, onde agora passa a se chamar econômico do desenvolvimento. O desenvolvimento econômico mostra definições que estão fundamentadas no crescimento do PIB, no crescimento da renda per capita, no avanço tecnológico e na modernização social. Após uma década de crise econômica na América Latina, a CEPAL apresentou o projeto, sugerindo com uma proposta renovada de transformação das estruturas produtivas, visando o crescimento econômico. Com esse projeto surgem novas medidas de desenvolvimento econômico, além do PIB, agora o Índice de Geni e a Curva de Lorenza e por ultimo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Onde o Índice de Geni é uma medida de concentração ou desigualdade, criada pelo Italiano Conrado Geni, em 1912, onde o objetivo era a necessidade de uma medida que tomasse como ponto de partida a desigualdade distributiva de renda, criando uma escala. O Índice de Geni é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenza, um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade. A Curva de Lorenza é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda; a curva começa no ponto 0,0 e termina no ponto 100,100, se a renda for distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidira com a linha reta diagonal ligando os pontos citados acima. OBS: De acordo com os índices e cálculos, revelam que o Brasil possui uma das piores distribuições de renda do mundo. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990, criado para ser uma ferramenta para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991, é utilizado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países. Para medir o IDH é levado em conta: a renda, medida pelo PIB, a longevidade (expectativa de visa ao nascer) e a educação (analfabetismo, e taxas de matricula nos níveis de ensino).

Enfim nesta perspectiva, o desenvolvimento econômico para a maioria dos países segue como uma aspiração tão distante que se torna quase um mito.

Sobre este assunto de desenvolvimento econômico, foram colocadas algumas opiniões de autores diferentes, faremos um breve relato de cada um.

• Bresser Pereira, Luiz Carlos, nos traz com o tema “Desenvolvimento e Crescimento”, ele expõem e explica a diferença entre desenvolvimento e crescimento econômico, portanto do ponto de vista dele, o desenvolvimento econômico é apenas um dos objetivos políticos da sociedade, pois ele não se trata apenas do aumento da renda per capita, mais transforma as estruturas da economia; já o crescimento tem a visão de aumento da renda per capita, porém sem mudanças nas estruturas da economia.

É muito raro que se tenha crescimento de renda sem o desenvolvimento econômico, uma vez que é o desenvolvimento que cuida da distribuição de rena.

Exemplo disso são todas as revoluções industriais que tiveram uma dessas duas características; o extraordinário desenvolvimento que vem ocorrendo na China nos últimos 25 anos, esta transformando um país que era altamente igualitário em um país desigual. Na verdade, quando pensamos no desenvolvimento econômico, pensamos em processos econômicos como este que vem acontecendo na China.

Neste pensamento é que o IDH foi criado justamente por essa preocupação com o desenvolvimento econômico de forma a excluir os demais objetivos sociais.

• Já a pesquisa feita sobre Desenvolvimento Econômico do Brasil durante o período do populismo, traz informações sobre a industrialização e suas mudanças constante, ate chegar em seu desenvolvimento atual.

Essas mudanças se acentuam a partir de 1950, onde ganhará destaque as empresas que cuidarão da área, alimentar, gráficas, vestuário etc. Produtos de utilidade cotidiana; passando mais tarde a se expandir para a indústria de produtos para consumo de todos como maquinas, portos, estradas, automóveis etc.

Em meados de 1951, a indústria se expandiu também para fora, e com a chegada dos norte-americanos e a exploração do petróleo, dá-se um grande salto para o desenvolvimento, principalmente na Era Vargas, e com o governo de Jucelino Kubitschek, com esse modelo de desenvolvimento econômico que Jucelino desenvolveu, foi muito importante para indústria brasileiro.

Porem como todo modelo de desenvolvimento econômico tem suas contradições e seus altos e baixos, neste caso esse crescimento muito acelerado da Industrialização trouxe problemas para os trabalhadores assalariados, que passaram a pagar para trabalhar, para que melhorasse esse problema, foram sugeridos que as multinacionais entrassem neste cenário, mais a intenção era boa, porem não foi bem o que aconteceu, pois o comando das empresas passou a ser de fora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com