TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Trabalho Escolar: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  5.422 Palavras (22 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

Ciência social aplicada por analisar os resultados do comportamento das pessoas, empresas e governo a partir de acontecimentos economicos, considerando que suas necessidades são ilimitadas frente à limitação de recursos disponíveis..

A partir dessa limitação de recursos, os chamados fatores de produção, faz-se necessário estudar assuntos como: desemprego, inflação, crescimento, déficit público, economia internacional, dentre outros que levam à tomada de decisão de uma nação de quais bens e serviços devem ser produzidos, como produzi-los e para quem serão destinados. Ao decidir por quanto produzir, a economia em pleno emprego irá se deparar com várias alternativas de combinação dos fatores de produção, chamada de curva de possibilidade de produção, sendo que ao decidir empregar os fatores de produção em um tipo de bem, poderá diminuir a oferta de outro, tornando uma boa oferta de um bem e a escassez do outro. Esta decisão de direcionar a produção para um determinado bem ou serviço em detrimento de outro é chamado de custo de oportunidade, que é quanto uma economia se beneficiará pela escolha entre as alternativas.

Quando falamos em Zona Franca de Manaus vem logo a lembrança da HONDA, que foi umas das empresas pioneiras que apostou ao construir a sua fábrica em uma região que na década de 60 no Brasil não tinha recursos disponíveis (terra, mão de obra especializada, equipamentos para produção, etc). Hoje a Zona Franca é sinonimo de tecnologia, oferta constante de emprego e oportunidades para qualquer pessoa empreendedora. Vamos analisar uma sugestão de produção de um bem durável que é a motocicleta modelo BIZ que juntamente com a CG representam 40% do volume total nacional de vendas da Moto Honda da Amazônia, lider no mercado nacional e um dos icones no mundo esportivo de duas rodas. A Honda foi escolhida pelo seu pioneirismo no mercado nacional, pela filosofia japonesa nos processos de produção e por ser uma empresa focada na sustentabilidade.

Moto Honda da Amazônia

Inaugurada em 1976, a fábrica de motocicletas tornou-se o maior empreendimento do Polo Industrial de Manaus. Em sua planta, que ocupa uma área construída de 263.775,878 m², em um terreno de 727.983,211 m², produz também quadriciclos e motores estacionários.

A Moto Honda da Amazônia é mais do que uma montadora. Nela, acontece um complexo processo produtivo, por meio do qual são desenvolvidos ferramentas e dispositivos necessários para a fabricação de motocicletas. Para tanto, a Honda conta com mais duas unidades, localizadas na mesma planta: a Honda Tecnologia da Amazônia Indústria e Comércio, responsável pela fabricação e pela manutenção de moldes e ferramentas de produção, e a Honda Componentes da Amazônia, que responde pela fabricação de componentes e subconjuntos (escapamento, rodas, guidões e peças para chassis, entre outros).

Inspirada na singularidade da cultura Honda, mundialmente praticada, a Honda brasileira busca ampliar ainda mais os aficcionados por seus produtos e contribuir para o desenvolvimento do País.

A história da empresa no Brasil teve início na década de 70, quando não existia praticamente mercado para motocicletas no País. Com a fundação da Honda Motor do Brasil, em 1971, cresceram a importação de motocicletas e, dois anos depois, a de produtos de força.

O grande passo ocorreu em 1976, com o início da produção nacional. Hoje, na Moto Honda da Amazônia LTDA. (HDA), em Manaus (AM), são produzidos motocicletas, quadriciclos (All Terrain Vehicle ― ATV) e motores estacionários. A Honda é líder nacional no setor de motocicletas e, em 2012, ultrapassou a marca de 17 milhões de unidades produzidas.

Sob o controle da Moto Honda da Amazônia estão outras duas empresas, localizadas na mesma área: a Honda Componentes da Amazônia LTDA. (HCA) e a Honda Tecnologia da Amazônia Indústria e Comércio LTDA. (HTA).

Em 1992, houve mais um avanço, com o início das importações de automóveis para o Brasil. A boa aceitação dos produtos resultou na inauguração, em 1997, da fábrica da Honda Automóveis do Brasil (HAB), na cidade de Sumaré (SP), que, em 2011, superou o volume de 900 mil unidades produzidas.

O acesso aos produtos da marca é facilitado pela Honda Serviços Financeiros (HSF), que abrange o Consórcio Nacional Honda, o Banco Honda e a Corretora de Seguros Honda LTDA. Com planos especiais para toda a linha de motocicletas e automóveis nacionais da empresa, a Divisão Financeira concretiza há 29 anos o sonho do veículo próprio a um número cada vez maior de pessoas.

A Moto Honda da Amazônia é líder absoluta em vendas no mercado brasileiro de motocicletas. Desde o início de suas atividades no País, em 1976, já produziu mais de 14 milhões de unidades e, atualmente, detém 77% de participação nas vendas. Em 2009, foram produzidas 1.241.543 unidades (mercado interno e exportação) e a previsão para 2010 é que este número salte para 1.430.000.

Reafirmando sua crença no potencial do mercado brasileiro e com o objetivo de se preparar para demandas futuras, a Moto Honda ampliou sua fábrica. As instalações da nova linha integram o complexo industrial da empresa em Manaus (AM), que ocupa um terreno de 661 mil m². Com 21.750 m² de área construída, a unidade recebeu investimento de R$ 90 milhões e tem capacidade produtiva de 500 mil motocicletas por ano. Em 2011, a expectativa de produção é de 300 mil unidades, número deverá ser elevado para 415 mil até 2013.

A nova linha foi criada com o conceito de fluxo contínuo de produção e otimização da eficiência produtiva. Sua construção levou aproximadamente dois anos e contou com o envolvimento direto de cerca de 40 pessoas, desde a concepção do projeto até a finalização das obras e a instalação dos equipamentos.

Principais processos produtivos

Estamparia

Na estamparia são feitas peças de aço. As que envolvem maior precisão, como os chassis e os tanques de combustível das motocicletas, são estampadas em prensas de grande capacidade e soldadas por robôs. Os conjuntos seguem para a pintura e recebem acabamento antes de ir para a linha de montagem

Sinterização

Há componentes – como é o caso da engrenagem que faz parte do conjunto de embreagem do motor – fabricados com aço em pó, que é compactado e tratado no processo de sinterização. Esse setor foi implantado apenas no Brasil, Indonésia e Índia.

Usinagem

Setor responsável pela fabricação de componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com