TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Atps Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

- NOÇÕES DE AUDITORIA AMBIENTAL COM FOCO PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL E REPARO DO DANO ECOLÓGICO.

Auditorias ambientais é um procedimento sistemático através do qual a organização irá avaliar sua adequação a critérios ambientais preestabelecidos que podem ser: normas técnicas (como a ISO14001, por exemplo), requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria empresa. Mas, as definições de auditorias ambientais podem variar dependendo do seu âmbito de aplicação.

Existem vários tipos de auditorias ambientais, entre elas a mais importantes na qual estamos estudando em aula é a Auditoria de Sistema de Gestão que são auditorias realizadas para adequar, certificar ou verificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental. O mais difundido é o da norma NBR ISO 14001.

O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais.

A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo.

Os empresários, neste novo papel, tornam-se cada vez mais aptos a compreender e participar das mudanças estruturais na relação de forças nas áreas ambiental, econômica e social. Também, em sua grande parte, já decidiram que não querem ter mais passivos ambientais.

As questões sociais e ambientais são reunidas e passam a ser ainda mais exigidas no conceito de sustentabilidade. A sustentabilidade, para Gray (2003), é um conceito difícil de aplicar em qualquer corporação individual. Ele é basicamente um conceito global. Mas isto não significa que não tenha aplicação em corporações – como, um número cada vez maior de empresas e grupos de pressão/solucionadores de problemas corporativos está rapidamente reconhecendo.

- PESQUISA QUE RELATE AÇÕES AMBIENTAIS EM UMA COMUNIDADE

A educação ambiental em comunidades transcende os limites da educação e dos paradigmas das teorias conservacionistas. Deve-se refletir sobre as questões sociais envolvidas nesses ambientes e buscar formas adequadas de intervenções para melhores resultados e principalmente a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Educação Ambiental transcende os limites da própria educação e das questões ambientais assumindo um papel complexo, de extrema relevância social, numa perspectiva transformadora e emancipatória, a qual deve partir da análise crítica das relações dos sujeitos com o ambiente em que vivem, determinadas pelas formas históricas da organização das sociedades. O objetivo geral deste trabalho foi mostrar que o estudo das questões sociais de forma contínua é ferramenta essencial para o planejamento e desenvolvimento das ações de Educação Ambiental em comunidades.

O desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental para populações envolvidas nos empreendimentos, objeto de licenciamento ambiental enquanto condicionante, vem seguindo o Termo de Referência para Elaboração e Implementação de Programas de Educação Ambienta do IBAMA.

Entendemos que os Programas de Educação Ambiental no Licenciamento devem ter características diferenciadas dos programas e projetos educacionais voltados à clientela escolar ou ao público em geral, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com