TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sobre Pesquisa No Serviço Social

Monografias: Atps Sobre Pesquisa No Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA-UNIDERP ANHANGUERA

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

Pesquisa em Serviço Social

ACADÊMICOS

Andréia Alves da Silva RA366557

Cleiton Ferro de Souza RA379124

Daniel Henrique Leite Macedo RA379125

Elci Fátima de Oliveira Barbosa RA366279

Lillian Gironde Carneiro RA349887

Rosita das Graças Teixeira RA368899

Titulo: A Pesquisa Social e sua Aplicação na Atua-ção do Profissional de Serviço Social

PROFESSOR EAD: MA. Edilene Xavier Rocha Garcia

CAMPO GRANDE, SETEMBRO DE 2014.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar as diversas etapas de uma pesquisa social, mas para realizarmos tal pesquisa precisamos ter uma noção de conhecimento de mundo e utilizar a metodologia científica.

O conhecimento se apresenta quando o homem procura conhecer o mundo que o rodeia, desenvolvendo sistemas que lhe permitam conhecer a natureza das coisas e o comportamento do homem. Formas de conhecimento variadas não satisfazem aos espíritos mais críticos: a observação casual pode levar a equívocos, as religiões fornecem informações contraditórias, a poesia é subjetiva, as autoridades podem ser frágeis, e o conhecimento filosófico pode levar a conhecimentos sem possibilidade adequada de verificação.

Neste contexto surge a necessidade de saber o porquê dos acontecimentos, isso gerou um impulso nos homens, que a partir de então se evoluíram e surgiu a ciência, tendo na sua metodologia forma clara e segura de apresentar um tema e sobre ele descrer tendo uma legitimidade quanto de sua apresentação, surge assim a metodologia científica que pode ser explicada como a forma como se conduz uma pesquisa, ou seja, ela é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões dos cientistas.

A pesquisa social utiliza a metodologia científica para obter novos conhecimentos no campo da realidade social, por isso é ferramenta de suma importância para o profissional de Serviço Social, pois tem como objetivo principal descobrir respostas para diversos problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Metodologia Científica

Conhecimento cientifico é o estudo, a pesquisa a busca de informações sobre um determinado acontecimento ou fato. O estudo serve para esclarecer as possíveis causas que levaram ao acontecimento, também para explicar os fatos e suas consequências.

A metodologia cientifica é o conhecimento das regras e instrumento essencial para um trabalho científico. É através da ciência que o ser humano passa a conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas. O propósito principal da ciência é chegar a verdade dos fatos. Por isso a importância da metodologia cientifica na função do profissional do Serviço Social, bem como na pesquisa social, em que o profissional emprega procedimentos científicos para obter conhecimento da realidade social avaliada, com um desenvolvimento formalizado baseado em teorias e leis.

A metodologia científica originou-se no pensamento de Descartes, subsequente foi desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton.

Descartes sugeriu chegar à verdade por meio da decomposição do problema em pequenas partes.

O Círculo de Viena acrescentou a esses princípios a necessidade de verificação e o método indutivo. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científicos são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc...

A metodologia científica é um instrumento usado pelo profissional do serviço social para elaborar um projeto de pesquisa, que vem a ser um plano para encontrar soluções para problemas. O pesquisador utilizará a metodologia científica na busca de transformar uma determinada realidade.

Pesquisa Social e Serviço Social

A pesquisa é uma das práticas principais para a produção dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.

O papel da pesquisa social é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos que subsidiam a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social de forma interventiva e pela sua inserção histórica na divisão sócio-técnica do trabalho.

A importância da pesquisa social para o campo do Serviço Social está em desenvolver o profissional qualificado a ajudar nos problemas cotidianos da sociedade. A pesquisa social oferece para a prática profissional a elaboração de diagnóstico e tratamento nos impasses e exercício da profissão.

Na gênese da profissão de Serviço Social a postura era de assistencialismo para ajudar nas demandas dos problemas que o poder público tinha com a classe carente da sociedade. O principal objetivo do poder governamental era de controlar a população de possíveis rebeliões ou agitações. Para romper com o conservadorismo foi preciso uma formação profissional de qualidade a fim de que o profissional tenha uma postura crítica, atuante e interventiva.

Por isso a pesquisa tem muita importância para a formação profissional, especialmente a partir da década de 80 em que a investigação científica se pôs como prática na profissão, e nas últimas décadas surgiu núcleos e grupos de pesquisas em sintonia com as mudanças na sociedade. A pesquisa social oferece o esclarecimento da realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com