TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps TEoria Da Contabilida

Projeto de pesquisa: Atps TEoria Da Contabilida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.491 Palavras (22 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................................03

ETAPA 1

Conceitos Básicos Aplicados à área de Custos .......................................................................04

Diferenciação Conceitual Sobre Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis.........................05

Demonstração de Resultado do Exercício Empresa Fictícia....................................................06

ETAPA 2

Custos e Despesas Específicas: Materiais, Mão de Obra, Custos Indiretos e Despesas...........10

Utilização, Abrangência dos Custos, Despesas, Critério de Rateio, Departamentalização.................................................................................................................10

ETAPA 3

Custos e Despesas Específicas: Materiais, Mão de Obra, Custos Indiretos e Despesas...........10

Utilização, Abrangência dos Custos, Despesas, Critério de Rateio, Departamentalização.................................................................................................................10

ETAPA 4

Custos e Despesas Específicas: Materiais, Mão de Obra, Custos Indiretos e Despesas...........10

Utilização, Abrangência dos Custos, Despesas, Critério de Rateio, Departamentalização.................................................................................................................10

Conclusão.................................................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................18

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho vem mostrar a necessidade do gerenciamento estratégico dos custos e formação dos preços. Até a Revolução Industrial, ocorrida a partir do século XVIII, a contabilidade tinha o objetivo de registrar as atividades comerciais e de controle patrimonial. A atividade de transformação de bens, até então, era artesanal, administrada e operada pelo próprio proprietário. O que permitia que o custo de produção fosse facilmente identificado e diretamente aplicado a cada produto, determinando assim o seu valor.

Com o crescimento na atividade industrial, a avaliação dos produtos tornou-se mais complexa. Percebeu-se, então, que já não era mais possível aplicar os conceitos da contabilidade geral para determinar o valor dos produtos acabados. Surgiram, a partir daí, os primeiros ensaios da contabilidade especialista em custos.

No século XX, a expansão industrial ganhou escala, após duas guerras mundiais. Parte do mundo precisou ser reconstruída, fato que impulsionou o crescimento industrial. A população mundial multiplicou-se, e por isso provocou também a multiplicação da demanda por produtos. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas e aprimoradas diversas formas de se tratarem os custos, tanto para fim de custeio, como para fins de controle e decisão.

No entanto, no Brasil, um fator relevante que deve ser considerado ao estabelecer prioridades para o ensino de contabilidade de Custos, é o fato de a legislação do Imposto de Renda aceitar, exclusivamente, o custeio por absorção para fins de apuração de resultados e avaliação dos estoques. O custeio por absorção contém toda a base conceitual para tratamento dos custos dos insumos de produção.

Este trabalho tem o objetivo de servir de apoio aos acadêmicos envolvidos na determinação de um melhor desenvolvimento, aprendizado nos Conceitos e Terminologia de Custos, Despesas, Gastos Diretos e Indiretos, Perdas, Desperdícios, Materiais Indiretos, Diretos, Fixos, Variáveis, Semi-Variáveis, Índice de Preço, Despesas Específicos, Custeio, Tipos de Custeio, Departamentalização, Métodos de Custeio, Sistemas de Acumulação de Custos, Mão-de-Obra Direta , Estoque de Produtos em Processo de Elaboração, Custeio de Estoques/ Seleção dos Métodos de Custeio, PEPS/UEPS, Gastos em Empresas não Industriais.

ETAPA 01 - Aula-tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

Objetivo da Contabilidade

O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecedor de informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade.

Quais seus principais usuários e suas necessidades

• Investidores: os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno produz, eles necessitam de informações para a ajuda-los a decidir se devem compra, manter ou vender investimentos.

• Empregados: os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e lucratividade de seus empreendedores.

• Credores por empréstimos: estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade de entidade pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

• Fornecedores, e outros credores comercias: estão interessados em lhes permitem avaliar se as importâncias que são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.

• Clientes: têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade.

• Governo e suas agencias: estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades.

• Publico :as entidades afetam o publico de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais.

Características qualitativas das demonstrações contábeis

• Compreensibilidade: uma qualidade essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com