TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de produção de texto

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.852 Palavras (16 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA - POLO DE HORTOLÂNDIA

DANIELLA FERREIRA DE FARIA ROSA – RA 442875

ELISÂNGELA DE FREITAS PAIVA SILVA – RA 432972

GISELE CRISTINA GUILHERME DE SOUSA - RA 443593

MARIA CECILIA ALVES DA SILVA ROSA - RA 407884

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

TUTOR EAD: DR LUIZ ROBERTO WAGNER

HORTOLÂNDIA 13 DE JUNHO DE 2013

CONCEPÇÃO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.

Na sociedade em que vivemos é um grande desafio formar leitores, ocorrem muitos duelos para se combater, porque ficam duvidas em: como desenvolver o gosto pela leitura, como tornar fascinante ler um livro ou outro material, como um jornal, e mostrar as competências da leitura.

 A língua é um código que representa as ideias e pensamento, onde surgem questionamentos: O que ler? Para que ler? Como ler?

A língua faz o elo entre emissor e receptor, isso faz com que ocorre a interação social entre os indivíduos. A leitura é entendida como a atividade de compreensão das ideias do autor, assim constatamos que a leitura é a decodificação da língua e entendimentos do que o autor nos quis passar. A leitura é execução que necessita do leitor o eixo na leitura, no texto. O leitor é determinado para desenvolver uma atividade de identificar e de retratar.

No artigo: "Leitura na Escola: Livro, biblioteca e biblioteca de classe” a autora cita sobre o trabalho de professores da rede regular de ensino de Ponta Grossa/PR, sobre a Biblioteca de Classe como ideia e solução de incentivar a leitura na concepção de se formar cidadãos críticos e ativos na sociedade. Ela cita: “A orientação que entra em circulação no meio educacional é a de valorizar os usos, funções e significados sociais da leitura e da escrita, em detrimento de sua utilização marcadamente didática, com objetivos instrucionais, morais ou puramente escolares.”.

A Biblioteca de Classe tem por objetivo aceitar a "bagagem" de cada leitor, para compor um bom leitor, associando a quantidade e diversidade de conhecimentos de leitura, esta sendo um desafio dentro na aula para executarem uma sociabilidade com os livros.

O Brasil é um País de poucos leitores, mas a maioria por falta de incentivo, de interesse, onde na maioria das escolas existem grandes acervos de livros, mas os alunos não tem acesso, onde as escolas não realizam projetos pedagógicos para tal execução.

O grupo enfoca sobre muitas vezes na falta de comprometimento da família neste incentivo e também na área escolar, como foi citado acima livros empoeirados em prateleiras sem utilidade, sendo que poderiam estar viajando nas mãos de estudantes. A leitura é muito importante para aumentar nosso vocabulário, facilidade em interpretação, criatividade e conhecimento. Concordamos em que deveria antes de introduzir um livro a uma pessoa, falar da importância, do valor agregado para si próprio e para a sociedade. Desta forma talvez, nem precisasse de grandes esforços para enfrentar tal desafio que notamos que pessoas graduadas não sabem escrever uma simples redação.

Cada pessoa utiliza de um método para realizar uma leitura satisfatória.

Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento. A predição acarreta em prever fatos ou conteúdos do texto aplicando o conhecimento presente para favorecer o entendimento.

Pensar em voz alta é quando o leitor lê oralmente seu pensamento enquanto lê, demonstra melhora no entendimento dos leitores. A observação da estrutura textual facilita os alunos a aprenderem a usar as particularidades dos textos, como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, como um processo para ajudar a compreensão e recordação do conteúdo lido.  A representação visual do texto contribui aos leitores a compreender, a fazer representações mentais. Deste modo, fica gravada através das imagens a leitura. Resumir o conteúdo do texto ajuda no entendimento geral do assunto, realizando uma escolha das informações de maior interesse no texto. Questionar o texto ajuda na compreensão do assunto da leitura, sendo assim meditando sobre o mesmo.

Concluímos que com essas estratégias vai se efetuando o gosto pela leitura, ocorrendo à elaboração mais completa e a leitura fica mais agradável e gratificante.

A leitura é uma execução universal, tão natural, ou achamos e é de um grande valor, mas essa leitura não é igual para todos, em relação ao tempo e ao local. É muito importante a leitura em nossas vidas, onde deveríamos ter o hábito de ler e a escola deveria formar grandes leitores competentes.

        

GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO

 Após discussão em grupo, chegamos a um acordo que existem diversos gêneros textuais sendo que em apenas um texto é possível identificar dois ou mais gêneros, com finalidade informativa e comunicativa.

 Gênero textual refere-se aos textos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos concretizados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sócio-comunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. Em contraposição aos tipos, os gêneros são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações diversas constituindo em princípio listagens abertas.

 Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com