TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Do Assistente Social Na Contemporaniedade

Ensaios: Atuação Do Assistente Social Na Contemporaniedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente, o Serviço Social possui inúmeros desafios, dentre eles estão aqueles que perpetuaram ao longo do tempo. O serviço social na contemporaneidade preceitua primeiramente o compromisso com a população, buscando sempre novos horizontes que fundamentam a verdadeira finalidade dessa ciência.

Ao longo dos anos o Serviço Social foi marcado pelo seu brilhantismo, pois conforme a sociedade se modificava essa ciência acompanhou cada mudança, surgindo sempre novos desafios. Dessa forma, muitas conquistas foram alcançadas, principalmente no que tange o Código de Ética Profissional, pois para chegar até aqui muitas lutas, pesquisas e persistência foram travadas.

Não basta formar um profissional, ele necessita entender a realidade em que ele está inserido, e quais os objetivos que necessitam ser alcançados. Sabemos que o mundo está em constantes transformações, seja na esfera da vida social como na esfera das relações que ocorrem entre os sujeitos, alterando assim as demandas e dinâmicas que necessitam ser trabalhados pelo Assistente Social.

Não poderíamos deixar de mencionar que a elaboração deste trabalho enriqueceu profundamente os nossos conhecimentos, pois verificarmos na pratica o que a aprendemos na teoria em sala de aula.

Os conhecimentos adquiridos neste trabalho foram fundamentais não apenas para a nossa vida acadêmica, mas sentimo-nos melhor preparados como futuros profissionais da área.

2 DESENVOLVIMENTO.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE.

A grande dificuldade do profissional na atualidade é a verificação das múltiplas faces que a questão social possui, visto que, para atender toda essa demanda se faz necessário a criação de novas estratégias que sejam capazes de atender todos os seus usuários, para que a elaboração dessas novas estratégias seja eficaz o profissional necessita ser capacitado permanentemente.

Salienta-se a existência de uma grande diferença entre pensamento e natureza, objeto e sujeito, pratica e teoria, pois ambos os conceitos se unem para ampliar uma relação que seja capaz de trazer mudanças, que são esboçadas em uma postura lógica que possibilita a assimilação total dos fatos.

O serviço social busca como foco a emancipação da sociedade, promovendo o acesso aos direitos sociais que são oriundos das políticas publicas. Destaca-se, que o respaldo teórico é critico e reflexivo, visto que esses profissionais consolidam esse compromisso com a sociedade através do Projeto Ético Político, possuindo como objeto todas as questões sociais.

Assumir o Projeto Ético Político é sinônimo de assumir uma luta interminável contra a ordem social existente na atualidade, pois é necessário comprometer a atuação deste profissional contra a correnteza, visto que a criação de bases e novas direções é o melhor caminho para a transformação. Portanto, esse projeto alem de norte é uma excelente referência, pois ele permite que profissionais compreendam sua pratica, promovendo mudanças e avanços qualitativos na propriedade da sua atuação.

As tendências históricas são bases para uma função pedagógica que deve ser assumida por esse profissional. O primeiro grande perfil é o surgimento dessa profissão, que foi classificado pela pedagogia como uma “ajuda”, baseando-se na visão psicologizada da questão social, pois a atuação desse profissional deve possuir uma perspectiva de reforma moral que é entendida como uma ajuda a sociedade.

O segundo perfil surgiu com as experiências adquiridas no Desenvolvimento de Comunidade, que foi denominada por pedagogia de “participação”. Baseando-se nessa teoria que foi considerada modernizadora, ocorreu um redimensionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com