TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Projeto de pesquisa: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado. A auditoria das demonstrações financeiras visa às informações contidas nessas afirmações, assim é evidente que todos os itens, formas e métodos que as influenciam também estarão sendo examinados. O exame da auditoria engloba a verificação documental, os livros e registros com características controladoras, a obtenção de evidências de informações de caráter interno ou externo que se relacionam com o controle do patrimônio e a exatidão dos registros e as demonstrações deles decorrentes. A ênfase que se dá a cada situação depende de uma série de decorrências dos diferentes segmentos que compõem a organização. Os exames de auditoria obedecem às normas de auditoria e incluem procedimentos de comprovação dos dados em estudo caracterizados por uma atitude de reflexão competente e independente.

Janaina dos santos (RA 324354 ) Lucia Maria da Silva ( RA 285678 ) Fabiano Galindo ( RA 298408 ) Priscila Juliane de Queiroz Lima ( RA 328420 ) Jose Senildo de Lima (RA 377093 )

CARUARU / PE

AUDITORIA:

O que é Auditoria: seja de qual tipo for,interna ou externa , significa conferência , verificação ,análise e avaliação e acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir , ou auditing que é mais voltado para revisão , verificação.

A auditoria contábil é um conjunto de atividades técnicas e procedimentos , exercidas de forma sistemática numa entidade , compreendendo a avaliação e exame dos procedimentos e das operações praticadas, com vistas a apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações e sobre estes emitir uma opinião.

Quais os tipos de Auditorias existentes: no geral podemos dividir a auditoria em dois grandes grupos .

Interna: é conduzida por funcionário da própria empresa na qual a execução em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos , sistemas de computação e informação , qualidade de serviços e produtos etc. A busca e pela não conformidade , prevenção e detecção de falhas de operação , erros na administração, com isso possibilita a confiança maior nas informações geradas , com isso garante o ativo da empresa.

Os resultados do trabalho da Auditoria Interna, além de se constituírem em algo precioso para tranquilizar os Gestores do alto comando, fornecem recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face aos riscos empresariais que podem ser de natureza; sistêmica, operacional, financeira, tecnologia da informação, recursos humanos, mercadológicas e de fatores externos que podem impactar os resultados e estratégias globais da empresa.

Assim, adicionalmente, o trabalho eficaz da Auditoria Interna libera os Gestores para a condução e o gerenciamento dos negócios, permitindo-lhes exercer com segurança o processo decisório sobre as importantes transações Empresariais. (...)

O relatório final é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos , devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar , claramente suas conclusões , recomendações e providencias a serem tomadas pela administração da entidade.Deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar ,devendo ser preservado a confidencialidade do seu conteúdo. O mesmo deve abordar no mínimo os seguintes aspectos:

I/ O objetivo e a extensão dos trabalhos

II/ a metodologia adotada

III/ os principais procedimentos de auditorias aplicados e sua extensão

IV/ eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria

V / a descrição dos fatos constatados e as evidencias encontradas

VI/ os riscos associados aos fatos constatados

VII/ as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados

Conforme o objetivo a ser alcançado , a auditoria interna pode ser dividida nos seguintes tipos:

a/ Contábil

b/ Operacional

c/ De compliance

d/ De sistemas

e/ Fiscal e tributária

f/ De qualidade e ambiental

Externa: é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte de seus usuários . nesse sentido , compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada nos períodos sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes , em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação especifica.

Como se pode observar, a auditoria é uma técnica autônoma entre as técnicas das Ciências Contábeis. A auditoria externa ou auditoria independente, como também é conhecida, surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. Diante do crescimento das empresas, que no início pertenciam a grupos familiares, ocorreu a necessidade de ampliar as instalações fabris e administrativas. Houve também, consequentemente, o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento dos controles e procedimentos internos, principalmente visando à diminuição de custos, em função da concorrência e da competitividade, para se manter no mercado.

Assim, para acompanhar todas essas mudanças, houve a necessidade de empregar enormes recursos nessas operações, fazendo com que as empresas tivessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com