TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Augusto Comtes

Trabalho Escolar: Augusto Comtes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

2. AUGUSTO COMTE

Augusto Comte nasceu no dia 19 de janeiro de 1791, em Montpellier, de família católica e monarquista. Em 1816 é admitido na École Polytechnique de Paris e, em 1817, torna-se secretário de Saint Simon, com o qual rompe em 1824. Em 1832 é nomeado assistente de análise e de mecânica na École Polytechnique, onde mais tarde também se tornaria professor.

Comte também é conhecido por ter dedicado os anos finais de sua vida à organização da “religião da humanidade”, para a qual escreveu até um catecismo: o “Catecismo Positivista”. Em sua igreja ou religião, a deusa razão ocupava o lugar da cresça em divindades; grandes pensadores, o lugar dos santos; bem como havia festas religiosas e determinações sobre a organização dos templos.

Entre as influências diretas que Comte recebeu do iluminismo é importante lembrar a importância de Condorcet. Em sua principal obra, “Esbouço de um quadro histórico dos progressos do espirito humano”.

A dimensão filosófica do positivismo corresponde à famosa lei dos três estados de Augusto Comte, através do que ele define a sua concepção do que é a ciência. Segundo esta teoria, a evolução da humanidade está condicionada pelo progresso do conhecimento, que acontece em três fases fundamentais:

1.Estado teológico: Explica-se os diversos fenômenos através de causas primeiras, em geral personificadas nos deuses. O estado teológico está dividido em fetichismo, politeísmo e monoteísmo.

2.Estado metafísico: As causas divinas são substituídas por causas mais gerais buscando nestas entidades abstratas explicações sobre a natureza das coisas e as causas dos acontecimentos.

3.Estado positivo ou científico: O homem tenta compreender as relações entre as coisas e os acontecimentos através da observação cientifica e do raciocínio, formulando leis, não procura mais conhecer a natureza íntima das coisas e as causas absolutas.

Para Augusto Comte, a evolução do conhecimento é comparada à evolução do ser humano. O esquema da evolução da humanidade é este:

Religião(Infância)>>Filosofia(Adolescência)>>Ciência(Maturidade)

O que o esquema deixa claro é que, do ponto de vista filosófico, o positivismo sustenta que a ciência é a única explicação razoável e legítima para a realidade. O positivismo, no entanto, representa também um “modelo de ciência”, ou ainda uma concepção específica de como a ciência deve proceder para explicar a realidade.

Para o pensador de Montpellier, as ciências não evoluíram todas ao mesmo tempo. De acordo com Comte a história das ciências passou por várias fases. Trata-se das seguintes fases: Matemática>>Astronomia>>Física>>Química>>Biologia>>Sociologia.

Como mostra o esquema, a sociologia seria a última das ciências, aquela que completaria o quadro geral do conhecimento positivo. Comte achava que proceder da mesma forma que estas ciências; sua função seria estabelecer um sistema completo de leis que explicassem o comportamento dos homens na sociedade.

Reunindo as condições dos principais pensadores de seu tempo, este pensador teve o mérito de propor uma definição e um método para o estudo dos fenômenos sociais que até então ainda não haviam sido formulados. Por tudo isso, nada mais justo do que considerar Augusto Comte como o pai fundador da sociologia.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »