TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 06: As Instituições Sociais

Exames: Aula-tema 06: As Instituições Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

A sociedade é constituída por um sistema de interações sociais, sendo que algumas delas se repetem, se tornam rotina, são esperadas, se tornam necessárias e fazem falta quando não ocorrem, pois, de modo geral, cumprem algum papel naquela coletividade. Neste contexto, se configuram as instituições sociais na garantia da ocorrência destas interações.

Uma instituição social consiste em um sistema complexo e organizado de relações sociais, relativamente permanente, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. Nela as atividades são rotineiras e previsíveis, e as relações entre os vários tipos de membros ficam cada vez mais padronizadas. Assim sendo, as Instituições comportam uma padronização de normas e regulamentos.

As instituições surgem espontaneamente, ao longo do tempo, conforme as necessidades de um povo. Boa parte delas é legalmente instituída e legitimada pela aceitação social, porém existem também aquelas que não são reconhecidas, mas que se institucionalizaram e atendem a alguma necessidade social, apesar de, em alguns casos, serem tidas, inclusive como ilegais.

Deste modo, denomina-se como institucionalização o processo no qual certas atividades vão se padronizando, se rotinizando, e são esperadas e aprovadas pela sociedade para atingir objetivos considerados importantes. Para um papel se tornar institucionalizado, é preciso então que ele seja padronizado, aprovado e esperado. Por isso, se destaca que a institucionalização desenvolve um sistema regular de normas, status e papéis sociais que são aceitos pela sociedade. Com a institucionalização, o comportamento espontâneo e imprevisível se torna um comportamento regular e previsível.

Existem certas práticas que estão institucionalizadas socialmente e apresentam normas rotinizadas pelos costumes, mas não são legalizadas. Como exemplo, pode-se citar o jogo do bicho e a briga de galo. As instituições sociais possuem símbolos que fortemente remetidos às pessoas. Entre as principais instituições sociais das sociedades modernas estão a família, as instituições religiosas, as instituições econômicas, as instituições educacionais e as instituições políticas.

Algumas instituições sociais visam explicitamente à socialização, tais como a família, as instituições religiosas e as instituições educacionais. Outras se relacionam às necessidades humanas, como as de lazer, comunicação, saúde, etc.

É importante diferenciar grupos sociais e instituições sociais. Os grupos referem-se a pessoas que possuem objetivos comuns e que se encontram em interação social. Já as instituições referem-se às regras e aos procedimentos padronizados de diversos grupos.

A família, como instituição social, tem como funções mais importantes a função biológica, a função de socialização, a função social, a função assistencial e a função econômica.

Já as funções principais das instituições religiosas versam sobre as doutrinas, os rituais e uma série de normas de comportamento que estão de acordo com a doutrina. De forma geral, tem-se que a religião, como instituição social, promove a sociabilidade, fortalece a coesão social e aumenta a solidariedade grupal.

O sistema educacional, um dos mais importantes instrumentos de socialização das sociedades modernas, tem, entre suas funções institucionais, o fato de preparar as pessoas para o desempenho de papéis ocupacionais, preservar a cultura passando-a de uma geração à outra, estimular a adaptação pessoal e melhorar os relacionamentos sociais, permitir ao estudante expandir seus horizontes intelectuais e estéticos, etc. O desenvolvimento de instituições políticas especializadas é uma das principais características das sociedades modernas. Pode-se citar como exemplo os tribunais, os partidos políticos, as agências governamentais, o exército, a parte executiva do governo, entre outras. Juntas, estas entidades formam o Estado, que hoje participa intensamente da vida das pessoas, por meio de importantes atividades reguladoras. Atualmente, os Estados têm sido levados a se modificarem devido à nova realidade internacional. Isso nos leva ao ponto de que, economicamente falando, as empresas são as principais instituições na economia capitalista e no momento estão articuladas ao processo chamado de globalização.

A globalização remete a um novo contexto de profunda interdependência, sobretudo econômica, entre os países. Tal processo revela a construção de uma nova ordem social, tendo como atores-chave, do sistema econômico global, as corporações transnacionais, que são companhias com propriedades e subsidiárias em várias nações diferentes.

Conceitos Fundamentais

Conservadorismo religioso – grupos tradicionalistas ou comunidades ortodoxas que procuram manter o modernismo à distância, se fechando em suas comunidades, tentando se proteger daquilo que consideram um mal.

Culto – grupo religioso que tem pouca ligação com as atividades governamentais, educacionais ou econômicas e que destaca a experiência emocional de seus membros.

Denominação – grupo religioso amplo, sustentado por doações privadas e não por subsídios governamentais. Influencia o comportamento das pessoas e resiste às influências institucionais que sejam contrárias às suas normas comportamentais.

Eclesia ou Estado-Igreja – organização religiosa que aceita o apoio do Estado e, em troca, sanciona as práticas culturais básicas da sociedade.

Educação – atividade básica da sociedade humana, que consiste em um processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades aos mais jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com