TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais Atividade De Autodesenvolvimento Aula-tema 3: O Indivíduo E A Sociedade

Artigos Científicos: Ciências Sociais Atividade De Autodesenvolvimento Aula-tema 3: O Indivíduo E A Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 2

Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3: O Indivíduo e a Sociedade

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura do livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

R: A família é o principal agente de socialização, é o agente básico, onde o indivíduo é influenciado após o nascimento, e leva essa influência durante boa parte de sua vida. Os pais em geral socializam seus filhos, baseado no universo cultural ao qual eles conhecem, em que foram socializados, sendo assim, transmitem aos seus filhos as normas, e costumos aos quais estão adaptados. A escola transmite a criança a experiência de lidar com grandes organizações, onde as relações sociais são diferentes da encontrada no núcleo familiar. Aprendem sobra burocraia, sobre leis que são aplicadas a todos, no qual os indivíduos são reconhecidos pelo seu desempenho.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 linhas, que apresente uma discussão sobre os precessos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exmplos de sua própria vida e experiênci cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

R: Dentre todos os processos de socialização que passamos durante toda a vida, posso destacar como principais os que passamos na nossa infância, pois são os que trazem a nós indivíduos os principais traços de nossa personalidade, que levaremos para vida toda. Os ensinamentos aprendidos atráves da nossa família da escola, situações passada na infância, são os primeiros contato que temos com coisas novas, e assim fazendo que esses ensinamentos se destaquem, sobre os outros que posteriormente aprendemos na nossa infância e na fase adulta. Normalmente uma criança que nasce em uma família carinhosa, tende a ser carinhosa com as outras pessoas quando for adulta, também por outro lado uma criança que sofreu algum tive de violência, tende a levar essas marcas por toda a sua vida. Um exemplo pessoal, eu nasci em uma família humilde, meu pai caminhoneiro, perdi minha mãe com apenas 9 anos de idade, porém nesses poucos anos de convivência com minha mãe ela sempre me dizia pra estudar pra um dia ser alguém na vida, e assim estou fazendo, comecei minha primeira graduação, e estou muito feliz de estar seguindo o que minha mãe sempre me disse. Continuo humilde, não deixei minhas raízes, sendo assim, minhas permaneceu meu primeiro ensinamento que foi a humildade.

Concluo que dentre todos os processos de socialização que passamos, sempre aprendemos alguma coisa, sendo o que devemos fazer, como também o que não devemos fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com