TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Sistema Gestao Ambiental E Certificação

Casos: Ava Sistema Gestao Ambiental E Certificação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

Texto sobre a necessidade de uma cultura ambiental nas organizações

Hoje em dia a cultura das organizações deve ser adaptada a sustentabilidade, pois não basta somente um produto de boa qualidade é preciso ter um ambiente de qualidade.

As empresas precisam ter uma cultura ambiental, para isso é preciso seguir as normas e regulamentos do sistema de gestão ambiental, logo serão minimizados os impactos ambientais que as organizações podem causar no meio ambiente.

A falta de uma cultura ambiental para as empresas pode causar ao planeta varias consequências como o aumento da temperatura no planeta, derretimento das geleiras das calotas polares, o alagamento de cidades litorâneas e a submersão de ilhas, desertificação em algumas regiões, desaparecimento de espécies vegetais e animais, furacões, tempestades, secas e quantidade de chuvas (com enchentes) em determinadas regiões, extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos, diminuindo a produção de alimentos no mundo todo e outros.

Em algumas empresas o lucro esta ligado ao agravamento física do ambiente, péssimas condições de trabalho, exposição a substâncias tóxicas, poluição de rios e outros problemas sociais. Mas as empresas que desrespeitam o sistema de gestão ambiental são obrigadas a pagarem multas por não cumprimento da lei e custos incorridos com respostas a acidentes. E ainda perdem muitos clientes pois existem consumidores que preocupam com a natureza, buscando produtos e serviços que preservem o meio ambiente.

De acordo com Peter(1995) a visão que prevalece ainda é: ecologia versus economia, ou seja, de um lado estão os benefícios sociais que se originam de rigorosos padrões ambientais, e de outro lado, os custos que, neste enfoque, conduzem a altos preços e baixa competitividade. No entanto, Porter reconhece que os padrões ambientais podem desencadear inovações que venham a diminuir o custo total de um produto ou mesmo aumentar o seu valor. Então para implantar uma cultura ambienta pode ter um alto preço, mas o importante são os benefícios socias que ela vai trazer.

O funcionamento da gestão ambiental de uma organização

O sistema de Gestão Ambiental de uma organização tem o objetivo de executar uma politica ambiental que deve ter sintonia com o desenvolvimento sustentável, ou seja, a empresa deve trabalhar para suprir as necessidades atuais do homem, sem comprometer as necessidades que o ele terá no futuro.

A empesa precisa fazer um planejamento de suas atividades que possam causar impactos ao meio ambiente, após deve conhecer os requisitos legais ambientais para poder elaborar os objetivos e metas para beneficio da gestão ambiental.

É preciso treinar e conscientizar os empregados da empresa, para que eles possam trabalhar de acordo com o planejamento, assim é possível reduzir os perigos contra a natureza.

A avaliação do sistema de gestão ambiental deve ser feita periodicamente. Se ocorrer de os resultados não estiverem sendo atingidos, a empresa precisa elaborar ações para corretivas.

Alguns aspectos importantes que devem ser realizados pelas empresas:

• Fiscalizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com